quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Speak Louder – Dando asas à imaginação

Dizem que todo empreendedor tem a facilidade para identificar as necessidades do mercado.  Eu tive a sorte de nascer e estudar para me tornar um empreendedor, assim também adquiri essa habilidade.

Para o marketing essa habilidade é fundamental para identificar problemas e transformá-los em ideias de negócio. E como empreendedor e “marqueteiro” convicto fiz isso algumas vezes, mas muitas delas eu não consegui realizar, por ansiedade, falta de conhecimento, planejamento e verba.

Uma dessas ideias mirabolantes que tive e transformei em um projeto foi o Speak Louder (Fale alto), um curso de inglês específico para quem tinha necessidade de exercitar a língua, mas não tinha como. Eu tive a ideia e tentei tocar o projeto no inicio de 2011.

O projeto iria atender a necessidade de muitas pessoas, com que conversei e observei se formar, que não conseguiam a fluência necessária na língua, por não terem com quem praticar. O projeto iria acontecer em minha cidade com o apoio do curso em que eu estudava, mas o dono não quis incentivar o Speak Louder. Uma pena, pois algum tempo depois foi vista a viabilidade do negócio através dos ganhos em escala de projetos como Englishtown e o Open English, antes não tão conhecidos no Brasil.

Mesmo com a recusa de investimento eu continuei como todo bom empreendedor iniciante. Fiz parceria com uma escola infantil que disponibilizou uma sala para o projeto, fiz panfletos, anúncios em revistas locais e internet. Também chamei alguns alunos mais avançados para mediar os encontros e começamos a divulgar o projeto.

Conseguimos poucos alunos, não suficiente para formar turma. Alguns erros e afobações foram cometidos, mas nunca parei, conscientemente, para avaliar o que aconteceu.

O interessante desse post é ver que o poder de execução é necessário para que o empreendedor possa seguir com seus planos.


Você que quer iniciar seu negócio deve seguir em frente driblando todas as barreiras do insucesso, para isso a motivação e o poder de execução são muito importantes. Pois em uma empresa nem tudo são flores e às vezes os erros que cometemos são cruciais para o insucesso do negócio. Por isso, planeje bem antes de abrir sua empresa e identifique todos os fatores que vão influenciar o crescimento do seu negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário