Dizem
que todo empreendedor tem a facilidade para identificar as necessidades do
mercado. Eu tive a sorte de nascer e
estudar para me tornar um empreendedor, assim também adquiri essa habilidade.
Para
o marketing essa habilidade é fundamental para identificar problemas e
transformá-los em ideias de negócio. E como empreendedor e “marqueteiro”
convicto fiz isso algumas vezes, mas muitas delas eu não consegui realizar, por
ansiedade, falta de conhecimento, planejamento e verba.
Uma dessas
ideias mirabolantes que tive e transformei em um projeto foi o Speak Louder
(Fale alto), um curso de inglês específico para quem tinha necessidade de
exercitar a língua, mas não tinha como. Eu tive a ideia e tentei tocar o
projeto no inicio de 2011.
O
projeto iria atender a necessidade de muitas pessoas, com que conversei e
observei se formar, que não conseguiam a fluência necessária na língua, por não
terem com quem praticar. O projeto iria acontecer em minha cidade com o apoio
do curso em que eu estudava, mas o dono não quis incentivar o Speak Louder. Uma
pena, pois algum tempo depois foi vista a viabilidade do negócio através dos
ganhos em escala de projetos como Englishtown e o Open English, antes não tão
conhecidos no Brasil.
Mesmo
com a recusa de investimento eu continuei como todo bom empreendedor iniciante.
Fiz parceria com uma escola infantil que disponibilizou uma sala para o
projeto, fiz panfletos, anúncios em revistas locais e internet. Também chamei
alguns alunos mais avançados para mediar os encontros e começamos a divulgar o
projeto.
Conseguimos
poucos alunos, não suficiente para formar turma. Alguns erros e afobações foram
cometidos, mas nunca parei, conscientemente, para avaliar o que aconteceu.
O interessante
desse post é ver que o poder de execução é necessário para que o empreendedor possa
seguir com seus planos.
Você
que quer iniciar seu negócio deve seguir em frente driblando todas as barreiras
do insucesso, para isso a motivação e o poder de execução são muito
importantes. Pois em uma empresa nem tudo são flores e às vezes os erros que
cometemos são cruciais para o insucesso do negócio. Por isso, planeje bem antes
de abrir sua empresa e identifique todos os fatores que vão influenciar o
crescimento do seu negócio.
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