domingo, 3 de agosto de 2014

QUALIDADE E BEM ESTAR ATRAVÉS DA ERGONOMIA

Trabalho referente  a disciplina  Metodologia do Trabalho do  curso de Administração da  UCB, 1º período, sob a orientação do Professor: Márcio Bonfim.

Integrantes: Barbara Freitas; Jorge Eduardo; Juliana Carvalho; Juliete de Sousa; Luciano Gomes; Matheus Bastos; Priscila Rodrigues; Vanessa Barcelos; Rodrigo Marques; Valéria da Silva


1. INTRODUÇÃO


1.1- JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos a corrida pelo sucesso e monopólio comercial das grandes empresas tem propiciado inúmeros questionamentos sobre como fazer para adaptar o trabalho às características dos indivíduos, proporcionando segurança, conforto e mais produtividade, sem precisar aumentar o quadro de funcionários ou expandir a carga horária. Com todo este crescimento as empresas buscam por formas alternativas e econômicas para obter mais lucro, tendo em vista que o aumento da produção requer um maior esforço impingido ao trabalhador. 

Um fator indispensável para o sucesso seria a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pois a produtividade do funcionário depende diretamente da boa relação com ambiente de trabalho, condições favoráveis à plena execução de tarefas e equipamentos adaptados às características fisiológicas. Dessa forma, com tantos artifícios para harmonizar a relação “Trabalhador x Empresa”, faz-se necessário evidenciar com que frequência tais métodos são, realmente aplicados, no ambiente de trabalho. 

Neste contexto, o objeto de estudo deste trabalho estará voltado ao conceito de ergonomia e sua importância nas empresas brasileiras como um elemento de produtividade. E será apresentado um gráfico montado através de questionário aplicado aos funcionários da empresa Vale, o qual avaliará a relevância deste assunto no dia-a-dia. 


1.2- OBJETIVO

O objetivo é demonstrar se as empresas brasileiras estão realmente comprometidas com o conceito de ergonomia, seja pelo aspecto legal, cultural e com a qualidade de vida de seus funcionários, em outras palavras, se estão aperfeiçoando seu ambiente de trabalho com o cuidado à saúde e bem-estar do trabalhador, otimizando sua estrutura visando o aumento da produtividade. 

Para tal o presente trabalho irá discorrer sobre um breve histórico da ergonomia, de sua adoção gradativa pelas empresas brasileiras e apresentará um “case” de uma empresa onde será avaliado o nível de efetividade da cultura ergonômica em suas dependências seus resultados e indicadores. 


1.3- HIPÓTESE E PROBLEMA 

Com base no assunto proposto como tema de estudo “Apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas na área da ergonomia, as empresas brasileiras ainda não estariam dando a devida atenção a esta questão?” 

A empresa Vale, que será nosso objeto de estudo, já teria alcançado a plenitude dos cuidados ergonômicos em suas dependências se destacando como referência para novas bibliografias do assunto ou está ainda em fase de maturação? Além disso, qual é o nível de satisfação de seus funcionários e quais foram as vantagens na implantação da ergonomia na empresa? 

1.4- METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho foi realizada com base na definição e formação da hipótese apresentada, através de pesquisas em livros da área e pela internet, tendo como objeto de estudo a empresa Vale, a qual será analisada por coleta de dados, questionários e gráficos, a fim de verificar o nível de satisfação e condição fisiológica dos funcionários.

Visualize o trabalho completo através deste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário