quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Novo Sócio e novas soluções, e novos problemas - Parte 2

O maior problema que tive com o sócio da LINKAR foi com quebra de prazos, muitas metas não eram cumpridas dentro do combinado.

Na LINKAR nós tínhamos um cronograma a cumprir e ele era bem folgado. Quando meu novo sócio entrou no projeto tínhamos aproximadamente seis meses para que me apresentasse resultados do site ou do sistema. Nas partes de design e webdesign ele foi muito bem, como já havia mencionado em outros posts, agora nas partes de programação não estavam seguindo nada do cronograma.

Ele usou inúmeras desculpas para não entregar a programação. Isso me deixava desesperado. Mas pensando em colocar a LINKAR para funcionar achava melhor mantê-lo ao buscar outro sócio, pois apesar dos atrasos ele era de confiança e encontrar outra pessoa para o serviço seria começar tudo quase do zero.

Ficamos juntos por um pouco mais de um ano e dele saíram apenas parte das peças publicitárias e a parte de design do site. No tempo que ficamos juntos a LINKAR evoluiu demais, já que não podia comercializá-la foquei em acertar todos os erros do plano de negócios e me inscrever e vários processos de investimento e aceleração.

A LINKAR ainda não saiu do papel, faltam sócios desenvolvedores ou investimento. E esse atraso todo nos gera duas perguntas importantes: qual o tempo do seu negócio?  E como conhecer o prazo de lançamento de uma startup?

A LINKAR ainda é um negócio viável para o mercado de hoje. Precisamos atualizar alguns dados, mas ainda podemos lançar o projeto mesmo com todo esse atraso causado pelos problemas mencionados.

Normalmente, negócios de tecnologia têm produtos com um prazo de vida muito curto, por isso, devem ser lançados e planejados bem de pressa. Principalmente quando a inovação do seu negócio for marginal ou apenas uma aplicabilidade que pode ser facilmente copiada.

Para que seu negócio possa ter um prazo maior de lançamento procure agregar valor percebido. Normalmente aquele empreendimento que não existe no mercado (hoje é muito difícil fazer um negócio assim), ou aquele que você possa criar uma reengenharia tão grande nos processos existentes, que por mais empresas parecidas que existam, o seu projeto terá um prazo de lançamento maior graças às modificações estruturais que fez.


Pode-se perceber que o tempo de lançamento, dentre outros fatores, está ligado à inovação aplicada nele. Quando mais inovador mais tempo de planejamento você poderá ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário