Certa vez na GriffdeRua nos deparamos
com as diferentes opiniões dos sócios sobre o posicionamento da nossa marca. As
convergências se davam em um posicionamento mais sofisticado voltado para o
surf e para atingir o público classe B e outro mais voltado para o street com
foco no público classe C.
Como a discussão não teve fim e a
marca ainda estava mal posicionada nós começamos a idealizar dois projetos
paralelos para acalmar os egos.
Empreendedores fiquem atentos! Isso
é um grande erro, principalmente, se a ideia não tiver um fundamento de mercado
e uma viabilidade financeira. Jamais ouse gastar recursos de outro projeto em
ideias que surgem nessas circunstancias.
As novas duas marcas ficaram no
papel, pois com todos os problemas que tínhamos para resolver na Griffderua
faltou braço para prosseguir com novos projetos, mas esse caso pode nos render
boas lições.
A primeira é sobre as atitudes dos
sócios com seu negócio. Sua empresa é como um filho, por isso, você deve dar
todo suporte para que ele cresça saudável e inteligente para gerar frutos para
si mesmo e para sociedade. Um pai ou uma mãe que por capricho tenta influenciar
a trajetória da criança pode causar grandes problemas futuros. O mesmo
pensamento nós devemos ter para os negócios, não devemos por capricho mudar o
foco criando novas ideias ou reposicionando o produto por vontade dos sócios, indo
de encontro com o mercado. Isso nos leva
ao segundo aprendizado o posicionamento do produto.
Posicionar o seu produto é
fundamental para que possa ter uma identidade no mercado e criar um
relacionamento com clientes que gostam do estilo da sua empresa. No momento de
posicionar leve em consideração o comportamento do seu mercado, suas
expectativas sobre o projeto e os problemas que seu negócio resolve. Após ter
todos os relatórios sobre essas informações ficará muito mais simples escolher
como irá se posicionar no mercado.
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