domingo, 16 de novembro de 2014

Como ter uma experiência satisfatória em serviços

Como que sua empresa de serviço traz uma experiência para o cliente que possa ser comparada com as dos concorrentes? 
Convenhamos que é muito mais fácil fazer com que o cliente tenha um parâmetro de comparação com produtos que com serviços. Quando comparamos duas roupas de marcas concorrentes podemos tocar, cheirar, sentir e assim fica mais fácil comparar.
Veja o artigo completo aqui
Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento:http://eepurl.com/UXKSX

sábado, 15 de novembro de 2014

Aprenda a usar o Canvas

Sei que estou bem sumido do blog, mas estamos transferindo o blog para outra plataforma e fazendo mudanças significativas para o ano que vem.

Enquanto isso vou continuar publicando aqui os textos meus que saem em outros veículos de comunicação.

Hoje fique com um texto que escrevi em minha coluna mensal sobre startups de cultura no blog Radar da produção.

Nesse segundo texto eu explico mais afundo a ferramenta  Business Model Canvas. O Canvas é uma ferramenta estratégica muito importante para desenvolver novos negócios, principalmente startups. Nesse texto veremos as vantagens de se desenvolver o Canvas e as melhores formas de pesquisa para ter um modelo de negócios completo. Nos próximos posts vamos focar em cada bloco do modelo.
Esse modelo de negócios foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder e traz a proposta de montarmos um negócio usando os 9 principais blocos para o sucesso do empreendimento.
Veja aqui o texto!
Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A importância de ter um cliente para vida toda!

Tenho feito muitos textos para o CRM Zen, onde ressalto a importância de se manter o relacionamento com o cliente de forma duradoura. Em muitos desses textos ressalto as economias e lucros envolvidos nesse relacionamento. E hoje para reafirmar a ideia e convencer os descrentes dessa filosofia resolvi trazer alguns dados mais concretos para nossa discussão quinzenal.

Confira aqui os dados e veja como você pode mudar, positivamente o rumo da sua empresa no mercado!

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Marca corporativa: um universo em expansão

Esse livro te mostra alguns pontos importantes para que sua marca possa se posicionar bem no mercado, fala da importância do cliente na criação da identidade e como desenvolver uma identidade corporativa eficaz. Mesmo assim não se enganem, pois ele é muito superficial.

Caso queiram baixar basta clicar aqui!


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

O que a Grande Família nos ensinou sobre empresas duradouras com foco no cliente



Esta família é muito unida; E também muito ouriçada; Brigam por qualquer razão; Mas acabam pedindo perdão... Pirraça pai! Pirraça mãe! Pirraça filha! Eu também sou da família. Eu também quero pirraçar...



Há aproximadamente um mês acabou o programa de TV a grande família. Após quatorze anos de vida ele deixa muita saudade em quem assistia. Não tenho informações de picos de audiência, mas um programa para ser mantido durante 14 anos com um bom elenco, boa equipe de suporte, ou seja, altos custos, com certeza carrega algum sucesso. Essa nostalgia pode ser refletida por um minucioso trabalho de entendimento de público-alvo e forte apelo sentimental na comunicação passada.
Realmente “A Grande Família” representa a alma de grande parte das famílias suburbanas cariocas. Mesmo que você não tenha uma família como aquela, em algum episódio já foram vividas situações que aconteceram em sua família ou de outra família próxima a você. O programa vai embora, mas deixa uma pergunta: como eles fizeram para manter esse sucesso durante tanto tempo em um mercado totalmente mutável como o de programas de TV? Em algumas dicas tentarei responder.
Veja o conteúdo completo aqui

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Como construir a identidade de uma empresa

Livro bem interessante para quem está iniciando o processo de criação de marca da empresa. O e-book intensifica a importância dos valores corporativos, missão e visão da empresa na criação da marca.


Vale a leitura.


Começando a segunda universidade

Ainda quando estava na AGETRANSP eu consegui ingressar na universidade para cursar o bacharel em administração. Eu tentei ingressar na UFRRJ pela pontuação no ENEM, mas achei que não tinha passado e fui para Universidade Castelo Branco.

Quando vi a estrutura física da universidade me impressionei positivamente e achei que mesmo sendo uma particular pouco conhecida por mim poderia ser uma excelente oportunidade.

Devido já estar cursando eu relaxei no processo da UFRRJ, mas para minha surpresa acabei passando na última lista de espera, entretanto eu só soube após fechar o prazo de todas as inscrições. Não consegui ingressar em uma Universidade Federal devido à desatenção. Fiquei muito furioso e decepcionado comigo mesmo, mas graças a Deus isso durou pouco, pois já que não tinha entrado na Federal, pensei que poderia crescer junto com a Universidade em que estava e ganhar referência lá dentro. Eu imaginei que teria mais chances de me desenvolver profissionalmente ali e foquei em criar boas relações.


A partir de agora vou contar como empreender na universidade e como transformar o conhecimento adquirido com pesquisas e teoria em ferramentas necessárias para seu crescimento empreendedor.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cadê as startups de cultura?

Queridos leitores, hoje começo uma nova coluna na internet, dessa vez no blog Radar da Produção.

Empresa carioca de economia criativa e regida por um cara bem competente e mobilizador, meu amigo Plínio Calmeto.

Nesse primeiro post eu quis mostrar algumas empresas de economia criativa que estão despontando no mercado nacional.

Fique atento, pois você pode aprender muito mais nessa nova coluna em como desenvolver seu negócio.

Acompanhe o post completo aqui!

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Branding 101

Branding 101 é outro e-book que compartilho com vocês.

É tão bom ver tantos e-books e tantas coisas disponíveis gratuitamente na internet. Colaboração é realmente fantástico!


Bom, agora que o desabafo já acabou, posso falar do livro. Outro com um conteúdo que instiga a pesquisar mais sobre o tema. Vale a leitura! Ele introduz um conceito de posicionamento de marca muito legal e que pode ajudar os micros e pequenos empresários a corrigirem a identidade da sua empresa.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como usar o marketing direto no Mix de marketing?

Olá amigos, como vão?
Em nossa coluna sobre marketing direto e marketing de relacionamento no CRM Zen irei mostrar como conseguimos aplicar bem o marketing direto nos 4 p’s de marketing.
Prometi esse post no último que escrevi sobre os 4 P’s.
Segundo conceito livre no Wikipédia: “o composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo”São quatro principais pontos que ajudarão seu negócio a se desenvolver: produto, preço, promoção e praça.
Quem quiser continuar aprendendo como usar o marketing direto nos 4P's veja o artigo completo no neste link

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Branding – Qual a alma da sua empresa.

Esse é o primeiro e-book da Endeavor que não achei provocador e interessante. Esse livro só aborda o tema, não te dá nada concreto, algo que já possa aplicar, mesmo que em micro escala, por isso, não recomendo.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resumo do blog vida de um empreendedor

Desde pequeno eu tinha atitudes empreendedoras, em casa, na escola e em inúmeras situações que aconteciam em minha vida. Todavia minha história empreendedora, efetivamente, iniciou quando tinha 18 anos e assumi junto com um amigo o sonho do meu pai de ter uma grife de roupas, chamada GriffdeRua. Nesse período eu tinha acabado de me formar em Gestão industrial para petróleo e gás, curso que até hoje prefiro chamar de Gestão industrial, pois foram às matérias de administração, que compuseram 70% do curso, que me ajudaram muito a desenvolver o que sou hoje.

Durante o negócio acabei, por pressão familiar, indo trabalhar na AGETRANSP, uma autarquia do Governo do RJ. Nunca me senti confortável neste trabalho, muitas vezes me peguei pensando na GriffdeRua, contudo foi um período que fiquei acomodado, palavra que não estava acostumado a vivenciar. Fiquei na AGETRANSP até o fim da GriffdeRua e o início da SOUL.

A SOUL foi uma empresa que abri de forma desesperada, sem entender o negócio, sem planejamento, sem dinheiro e com muitas pessoas que também não sabiam o que estavam fazendo. Errei muito durante toda minha vida, mas nunca errei tanto quanto na SOUL. Contudo também tive bons momentos como, por exemplo, a passagem para um concurso de empreendedorismo que mudou a minha vida. O concurso era o Iniciativa Jovem Shell.  No concurso entrei com um projeto chamado Bom de Vendas e que no fim do concurso se transformou na LINKAR.

No Inciativa Jovem Shell conheci pessoas muito importantes que me ajudaram a entender melhor o mundo dos negócios, a aprender com meus erros e a ouvir mais. Nesse concurso fiquei entre os 30 do Rio de Janeiro com um pouco mais de 1000 inscritos na edição. Não ganhei, mas para mim valeu muito tudo que passei.

Durante esse processo de transição entre a SOUL e a LINKAR o concurso foi determinante para que pudesse fazer diferente no novo projeto. Na LINKAR consegui desenvolver melhor meu planejamento, diminuir um pouco a ansiedade e não cometi os mesmos erros cometi que na SOUL.

Eu fiz tudo como manda o script, planejei, estudei meu negócio, fiz testes através do beta, mas faltava alguém que pudesse alavancar meu projeto como um investidor, ou algum programador que pudesse desenvolver o sistema.

A LINKAR ainda veio a participar de outros concursos empreendedores, muitos sem sucesso. O único que fui razoavelmente bem colocado foi o Prêmio Santander Universidades 2013, que a LINKAR ficou entre os 300 melhores projetos do Brasil. Isso me ajudou muito a ganhar referência dentro de minha Universidade. Nesse período já cursava Administração na Universidade Castelo Branco em Realengo - UCB.

Na UCB consegui me tornar um aluno ativo e participar de inúmeros projetos em parceria com a Universidade. Palestrei em vários eventos, participei de projetos de extensão como a Arte sem Fronteiras, fundei, como aluno, a primeira Empresa Júnior da Universidade Castelo Branco e participei de alguns outros concursos universitários.

Ainda sem conseguir lançar a LINKAR eu fui para o mercado, para ganhar referência e algum dinheiro enquanto a preparava para novos concursos de startups. Com isso dei consultoria em algumas empresas, aulas no SENAC-RJ sobre atendimento, finanças e gestão de negócios e escrevo para outros sites sobre marketing e empreendedorismo. Também estou, junto com meu novo sócio, desenvolvendo uma empresa voltada para o marketing de relacionamento, digital e direto que integrará todos meus clientes de consultoria e novos projetos na área EAD.

Vivi 8 anos bem intensos, muitos erros, muito aprendizado conceitual e prático. Durante esses sete anos eu li muito sobre empreendedorismo e marketing de relacionamento, que é a alma da LINKAR. Escolhi fazer o que amo e isso me deu muito mais intensidade e qualidade, pois a todo o momento eu estava praticando ou estudando as competências necessárias para me tornar um profissional melhor.


Esse foi um resumo da minha história até aqui, espero que tenham gostado! 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O que a administração clássica deixou de herança para nossas vidas?

Hoje publiquei um texto no administradores.com que aborda o papel do administrador atual. Na verdade, foi uma opinião sobre o engessamento do ensino da administração nas universidades. 

Segue um trecho para que desperte a sua curiosidade e que possa deixar a sua opinião que é muito importante para nosso enriquecimento profissional e conceitual.

Em 1916 era escrito o primeiro livro sobre o tema da administração clássica, o autor foi Henry Fayol. Esse conceito deixou um grande legado e ajudou inúmeras empresas no mundo a se desenvolverem e estruturarem processos e padrões.
Sua teoria tratava dos 14 princípios básicos para o funcionamento de uma estrutura organizacional. A partir desses princípios muitas empresas e muitos outros conceitos foram criados e ajudaram a desenvolver a gestão em todo mundo...
Quer continuar lendo? Basta clicar aqui
Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Marketing digital para pequenas empresas

Mais um de dicas para melhorar seu conteúdo online. Diria que em comparação ao Marketing de conteúdo - Primeiros passos e Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. O marketing digital para pequenas empresas é regular. O livro poderia ser bem mais profundo.


Como criar bons programas de fidelidade

Você sabe para que serve o programa de fidelidade?

Eles são importantes para ajudar a vender mais para clientes repetidos, reter clientes, fidelizar é mais uma missão do programa algo um pouco utópico para os dias de hoje.

Se é quase impossível fidelizar um cliente, difícil reter, imagina se suas estratégias para um programa de fidelidade não estiverem boas. 

Isso poderá matar seus resultados.

Para que não aconteça eu escrevi um post no CRM ZEN, que ajudará muito a acertar suas estratégias e melhorar consideravelmente suas vendas. Clique aqui

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sábado, 6 de setembro de 2014

A magia das métricas no Marketing

Um bom e-book que mostra muito claramente como desenvolver métricas necessárias para saber se seus esforços em marketing estão dando certo.

Ele ainda conta com uma planilha de métricas que você pode baixar e começar a usar suas estratégias.


Muito bom.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Novas metas enquanto a LINKAR não sai do papel

Olá queridos leitores, em meu último post falei sobre o foco que dei em desenvolver o projeto da Linkar, encerrando assim todos os testes e operações que tínhamos. Com o encerramento, além de focar o desenvolvimento e a pesquisa do meu negócio, precisava paralelamente ganhar referência no empreendedorismo e para isso precisei tomar algumas decisões.

A primeira atitude foi prestar consultoria para algumas empresas com o foco no desenvolvimento do relacionamento com o cliente. Assim poderia ficar mais conhecido e testar todo projeto de pesquisa que iniciei com a LINKAR. Para alavancar os clientes e estar mais próximo do mundo acadêmico e empresarial, idealizei junto com minha universidade, professores e um colega de classe a primeira Empresa Júnior – EJ da Universidade Castelo Branco. Também com o objetivo de desenvolver negócios duradouros, sustentáveis e com foco no relacionamento com o cliente.

Outro ponto importante foi melhorar a qualidade e a distribuição do conteúdo online que eu venho criando. O foco nesse projeto me gerou uma coluna no blog CRM ZEN, RADAR da Produção e no Jornal Conecta. Também me ajudou a desenvolver alguns projetos que estão em fases de testes, mas em breve serão veiculados. A visibilidade em meu blog também aumentou em quase 30%.

Com tudo isso eu dediquei a LINKAR a participar de apenas dois concursos esse ano, em um estou indo muito bem e o outro ainda irá acontecer. Assim, até o meio de 2015 estarei focado nessas metas que acabei de compartilhar e deixarei a Linkar totalmente preparada para a captação de recursos.

Estou ansioso para tudo que está por vir.

A partir desse post o blog passará a contar com muito mais conteúdo esclarecedor sobre o meio empreendedor, do marketing de relacionamento e marketing direto. Fiquem atentos, pois vocês não vão querer perder nada!


P.S. Veja nesse link os motivos que fizeram com que eu parasse as operações da LINKAR.

sábado, 30 de agosto de 2014

Como se tornar um Líder em marketing Online

Esse é o livro da semana, escrito por uma equipe como todas essas que lançam um conteúdo prometendo mudar seus resultados em alguma coisa. Essas pessoas estão cada vez mais dominando as mídias online e algumas realmente têm técnicas que podem te ajudar, mas outras estão só aproveitando a onda.

Quando se escreve um e-book, normalmente é pequeno e com um conteúdo aperitivo do que existe no livro real ou no curso que vai vender, esse eu não vi nada que te instigasse a conhecer mais sobre a solução proposta. A escrita parecia de um artigo científico bem fraco com um cunho motivador.


A expectativa da pessoa que baixa um e-book é que nele exista uma solução inicial para o seu problema e que essa solução faça sentido para o público-alvo, chamando-o para conhecer todo o restante das técnicas que ajudaram aumentar seu resultado. Esse livro foi mais uma narrativa de fatos, que uma isca com conteúdo interessante.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como orientar o departamento comercial de sua empresa para o relacionamento com o cliente

Lendo esse título você deve estar se perguntando: "Mas todo departamento comercial não deveria ser constituído para se relacionar com o cliente?" Eu responderia, que na teoria sim, mas na prática vemos poucos departamentos preocupados com o cliente antigo e mais preocupados em vender sempre para novos.
Com isso, eles acabam não cuidando do relacionamento individual com o consumidor e não focando na parceria em longo prazo, que poderiam gerar lucros maiores.
Por esse motivo darei algumas dicas para melhorar o relacionamento contínuo com o cliente e consequentemente seus resultados de faturamento. 

Veja o post completo aqui!

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mesmo com os problemas na LINKAR fui testar o negócio e ver se conseguiria investimento


Mesmo em meio a tantos problemas na LINKAR, eu resolvi me inscrever em inúmeros processos de investimento anjo, apenas para ver no que daria. Pois após a participação no programa Iniciativa jovem Shell, eu acreditava estar preparado para as bancas de aceleradoras e investidores.

Inscrevi-me em muitos processos, mas em quase todos não tive nenhum resultado. Comecei a pensar que meu negócio não era lá grandes coisas e não atendia uma necessidade real de mercado.

Muito triste, fui conversar com meu mentor e ele me disse o seguinte: “Você precisa escrever seu negócio.” Eu não entendi nada e retruquei dizendo: – Eu tenho um plano de negócios, como você me pede para escrever a LINKAR? A resposta dele foi como sempre brilhante: – “Você tem um monte de coisas que estão em um papel, que até hoje você não escreveu por sua falta de foco e ansiedade de fazer as coisas acontecerem logo”.

Essas palavras me fizeram parar e repensar se realmente tinha um plano de negócios. Percebi que todas as bancas de investimento e aceleração que consegui me inscrever tinham sido de forma desesperada, acelerada e faltando informações. Tudo muito às pressas, pois estava fazendo outras coisas ao invés de completar meus objetivos. Então decidi parar tudo, inclusive as inscrições para conseguir me dedicar a terminar meu plano.

Situação difícil para mim que odiava ficar parado, mas tive suporte de pessoas determinantes e que me fizeram refletir sobre tudo que estava vivendo. Cheguei a conclusão de que não estava sendo produtivo em nada em minha vida. E para fazer a LINKAR sair do papel precisava de capital, mas minha ansiedade me fazia continuar dando murro em ponta de faca.

Conversei com várias pessoas próximas a mim e com meu sócio, que por não ter entregado quase nada sobre o projeto decidimos encerrar qualquer parceria e simplesmente planejar tudo do jeito certo.

Muitas vezes o empreendedor precisa dar um passo atrás para conseguir passos lá na frente. Eu resolvi planejar meu negócio e enquanto ele não fica pronto me dediquei a adquirir referencia no mercado e mais experiência através de bons resultados em consultoria e desenvolvimento de alguns projetos em minha Universidade. Atualmente estou conseguindo galgar todas as metas estabelecidas de forma bem pensada e planejada.

Hoje finalmente acredito ter entendido o conceito de paciência e planejamento e sem eles qualquer projeto está fadado ao fracasso.

Empreendedor, o quanto antes você conseguir maturidade emocional para admitir que necessita retroagir, mais rápido você estará caminhando para o sucesso.

Ainda não consegui realizar meu sonho, mas sou muito mais conhecido no meio acadêmico e empreendedor do que era antes. Venho tirando bons resultados disso tudo e estou prestes a concluir meu projeto de vida e voltar a correr atrás de recursos, muito mais preparado e experiente do era quando iniciei este blog.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Analisando a estratégia de marketing da Samsung com Wesley Safadão

Hoje publiquei um post no site adminsitradores.com onde analisei a estratégia de marketing que a Samsung lançou promovendo seu aparelho de som Mini System. Para essa análise usei os conceitos de uma grande referência no mundo do marketing, Phillip Kotler. 

Veja aqui a matéria completa e deixe seu feedback.




Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas

Um e-book bem completo com informações bem práticas para quem está trabalhando com a geração de conteúdo online. Tem um foco legal em métricas para melhorar os resultados.


Recomendo a leitura!




Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Novo Sócio e novas soluções, e novos problemas - Parte 2

O maior problema que tive com o sócio da LINKAR foi com quebra de prazos, muitas metas não eram cumpridas dentro do combinado.

Na LINKAR nós tínhamos um cronograma a cumprir e ele era bem folgado. Quando meu novo sócio entrou no projeto tínhamos aproximadamente seis meses para que me apresentasse resultados do site ou do sistema. Nas partes de design e webdesign ele foi muito bem, como já havia mencionado em outros posts, agora nas partes de programação não estavam seguindo nada do cronograma.

Ele usou inúmeras desculpas para não entregar a programação. Isso me deixava desesperado. Mas pensando em colocar a LINKAR para funcionar achava melhor mantê-lo ao buscar outro sócio, pois apesar dos atrasos ele era de confiança e encontrar outra pessoa para o serviço seria começar tudo quase do zero.

Ficamos juntos por um pouco mais de um ano e dele saíram apenas parte das peças publicitárias e a parte de design do site. No tempo que ficamos juntos a LINKAR evoluiu demais, já que não podia comercializá-la foquei em acertar todos os erros do plano de negócios e me inscrever e vários processos de investimento e aceleração.

A LINKAR ainda não saiu do papel, faltam sócios desenvolvedores ou investimento. E esse atraso todo nos gera duas perguntas importantes: qual o tempo do seu negócio?  E como conhecer o prazo de lançamento de uma startup?

A LINKAR ainda é um negócio viável para o mercado de hoje. Precisamos atualizar alguns dados, mas ainda podemos lançar o projeto mesmo com todo esse atraso causado pelos problemas mencionados.

Normalmente, negócios de tecnologia têm produtos com um prazo de vida muito curto, por isso, devem ser lançados e planejados bem de pressa. Principalmente quando a inovação do seu negócio for marginal ou apenas uma aplicabilidade que pode ser facilmente copiada.

Para que seu negócio possa ter um prazo maior de lançamento procure agregar valor percebido. Normalmente aquele empreendimento que não existe no mercado (hoje é muito difícil fazer um negócio assim), ou aquele que você possa criar uma reengenharia tão grande nos processos existentes, que por mais empresas parecidas que existam, o seu projeto terá um prazo de lançamento maior graças às modificações estruturais que fez.


Pode-se perceber que o tempo de lançamento, dentre outros fatores, está ligado à inovação aplicada nele. Quando mais inovador mais tempo de planejamento você poderá ter.

Uma experiência em Mendes - 3 dicas de como atender muito bem seus clientes

Passear é realmente muito bom, ainda mais quando você tira boas lições do passeio para compartilhar aqui no blog. 

Na coluna do blog CRM ZEN eu compartilhei 3 dicas que aprendi em Mendes para atender melhor o seu cliente.

Fique comigo e veja como foi essa história.


Forte Abraço!
Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sábado, 16 de agosto de 2014

UMA NOVA VISÃO DO CLIENTE ATRAVÉS DO CRM: CASE PERDIGÃO S.A

Integrantes: SOUZA, Barbara. SOUZA, Ellen. CASTRO, Jaqueline. NASCIMENTO, Jorge Eduardo. CARVALHO, Juliana BARCELOS, Vanessa. CAMPOS, Valeria.

1.                  INTRODUÇÃO

1.1   DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Quando se menciona Gestão de Relacionamento com o Cliente, nota-se claramente que muitas empresas possuem dificuldades nessa área, pois não atentam para sua importância, focam em: obter resultados, otimização de processos, gerenciamento de custos e negligenciam o cliente, que é a chave para o crescimento de qualquer empresa.


Com o objetivo de atender a este necessidade de mercado, desenvolveu-se um novo conceito de gerenciamento de clientes, o CRM, criado para auxiliar no entendimento da relação organização x cliente.

Visualizar o CRM como uma nova cultura organizacional fundamentada em pessoas, processo e tecnologia, não é somente como uma solução tecnológica, trata-se de um desafio para a maior parte das organizações que se propões a implementa-lo.

Tendo em vista esse processo, pode-se afirmar que a ferramenta CRM proporciona aos seus clientes um contato mais próximo a organização tornando mais ágil na resolução dos problemas?

1.2. HIPÓTESE

Acredita-se que a implementação do CRM é uma solução viável para as falhas e ou problemas com a Gestão do Relacionamento com o cliente, contudo deve ser visualizada como um novo conceito de integração com o cliente, alicerçado na cultura da empresa e não apenas como uma ferramenta operacional.

1.3. OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Destacar as vantagens da utilização do CRM, como instrumento de melhoria contínua na integração da empresa com seus clientes e fornecedores, ao mesmo passo que fortalecimento do seu processo de distribuição e alcance de novos mercados.

1.3.2 Objetivo Específico

·         Conceituar CRM;

·         Apontar a estrutura necessária para se ter um CRM e quais são seus pontos positivos mais importantes;

·         Identificar os problemas que podem ocorrem após a implementação de um CRM.

1.4. JUSTIFICATIVA

Atualmente, o nível de concorrência e disputa dentro das organizações para conquistar novos clientes e um espaço de destaque no mercado esta cada vez mais acirrada. Muitas empresas estão focadas em um atendimento diferenciado e de qualidade para os seus clientes, e apostam no CRM como um possível meio de obter melhores resultados e de manter um relacionamento mais próximo visando à fidelização dos seus clientes.

Entende-se que a implantação desta ferramenta, de maneira eficiente e eficaz, proporciona uma grande oportunidade de obter informações mais específicas dos clientes, gerando um arquivo de dados, que poderá enriquecer o sistema de registro da empresa e aumentar o volume de vendas e serviços.

De acordo com a maneira em que o CRM será trabalhado, poderá ser possível adquirir um vínculo entre empresa e cliente, consequentemente a empresa divulga seus serviços, obtêm conhecimento do tipo de cliente que faz contato e quais os pontos negativos e positivos na utilização deste sistema. . Este trabalho justifica-se por mostrar os benefícios da ferramenta CRM e os impactos que ele pode causar na sua implementação.

1.5. METODOLOGIA

1.5.1 – Tipo de estudo
Segundo Gil (2002), as pesquisas podem ser classificadas conforme seus objetivos e procedimentos.

De acordo com o autor, na classificação pelo objetivo a pesquisa indica os resultados gerais pretendidos.

Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que busca reconhecer o CRM como estratégia para liderança de mercado.

Conforme o citado autor, em relação aos procedimentos a pesquisa busca evidenciar os métodos utilizados para a coleta e análise de dados.

Nesse enfoque, o presente trabalho parte de uma revisão bibliográfica em livros e, em seguida, se complementa por meio de um estudo de caso baseado na coleta de dados.

1.5.2 – Amostra

A amostra incluiu 6 pessoas, todas ligadas diretamente à gestão de marketing E administração.

1.5.3 – Instrumentos de coleta

Foi utilizado um questionário com 5 questões objetivas, de igual conteúdo para todos os entrevistados.

1.5.4 – Procedimentos

O questionário foi aplicado pelo autor do presente trabalho, em abordagem direta no ambiente de trabalho dos entrevistados.

Foram respondidos e recolhidos 6 questionários.

1.5.5 – Análise de dados

Após recolher todos os dados, os mesmos foram inseridos no Excel para encontrar os percentuais e elaborar gráficos demonstrativos. 


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

O Guia do Predictable Revenue para Triplicar suas Vendas

Um livro bom com dicas muito pontuais sobre o marketing digital e poderá te ajudar a acertar alguns pontos que poderiam ser os que faltavam para aumentar seu retorno. Não fala nada de diferente dos últimos e-books (links) que compartilhei, mas pode ajudar quem ainda está começando e quer se aprofundar no assunto. As dicas são mais pontuais dando uma noção maior de como aplicá-las, em contrapartida usa muitos termos técnicos que pode dificultar demais sua leitura.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O mundo é movido pelas perguntas e não pelas respostas

Mova sua empresa através das perguntas feitas por seus clientes

Uma empresa que deseja atingir resultados extraordinários em seus produtos e serviços, consequentemente, aumentando seu faturamento e sua fatia de mercado. Deve, obrigatoriamente, ouvir seu cliente com atenção. 

Apenas ele poderá dizer se seu produto está adequado ou não as suas necessidades. Por isso, crie maneiras de escutá-lo e use essas informações para aplicar inovações em sua empresa. 

Leia esse texto que saiu em minha coluna no blog CRM Zen e veja como você pode ouvir melhor seu cliente.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Speak Louder – Dando asas à imaginação

Dizem que todo empreendedor tem a facilidade para identificar as necessidades do mercado.  Eu tive a sorte de nascer e estudar para me tornar um empreendedor, assim também adquiri essa habilidade.

Para o marketing essa habilidade é fundamental para identificar problemas e transformá-los em ideias de negócio. E como empreendedor e “marqueteiro” convicto fiz isso algumas vezes, mas muitas delas eu não consegui realizar, por ansiedade, falta de conhecimento, planejamento e verba.

Uma dessas ideias mirabolantes que tive e transformei em um projeto foi o Speak Louder (Fale alto), um curso de inglês específico para quem tinha necessidade de exercitar a língua, mas não tinha como. Eu tive a ideia e tentei tocar o projeto no inicio de 2011.

O projeto iria atender a necessidade de muitas pessoas, com que conversei e observei se formar, que não conseguiam a fluência necessária na língua, por não terem com quem praticar. O projeto iria acontecer em minha cidade com o apoio do curso em que eu estudava, mas o dono não quis incentivar o Speak Louder. Uma pena, pois algum tempo depois foi vista a viabilidade do negócio através dos ganhos em escala de projetos como Englishtown e o Open English, antes não tão conhecidos no Brasil.

Mesmo com a recusa de investimento eu continuei como todo bom empreendedor iniciante. Fiz parceria com uma escola infantil que disponibilizou uma sala para o projeto, fiz panfletos, anúncios em revistas locais e internet. Também chamei alguns alunos mais avançados para mediar os encontros e começamos a divulgar o projeto.

Conseguimos poucos alunos, não suficiente para formar turma. Alguns erros e afobações foram cometidos, mas nunca parei, conscientemente, para avaliar o que aconteceu.

O interessante desse post é ver que o poder de execução é necessário para que o empreendedor possa seguir com seus planos.


Você que quer iniciar seu negócio deve seguir em frente driblando todas as barreiras do insucesso, para isso a motivação e o poder de execução são muito importantes. Pois em uma empresa nem tudo são flores e às vezes os erros que cometemos são cruciais para o insucesso do negócio. Por isso, planeje bem antes de abrir sua empresa e identifique todos os fatores que vão influenciar o crescimento do seu negócio.