terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012!


Ano novo chegando, então resolvi fazer uma retrospectiva sobre esse ano na Soul.


Esse ano foi de alguns acertos, mas muitos erros.  Como bom empreendedor nada está sendo fácil e estou passando por tudo do início de um negócio.


Tive muitas coisas boas, participei do programa Iniciativa Jovem Shell, fiz muitos amigos, clientes e consegui fazer alguns bons trabalhos, mas ao longo do ano mostrei todos os feitos no blog. Contudo todo o resto foi de aprendizado e erros, e que também devem ser mostrados, para quem quiser começar a empreender entender que nem tudo são flores e que tem que ralar e estudar muito para conseguir realizar seus sonhos. Cometi alguns erros que servirão de lições para um melhor 2013.


Quando larguei tudo para me dedicar a empreender passei a ouvir todas as críticas possíveis de algumas pessoas que faziam parte da minha vida, mas meu principal erro foi planejamento. Sempre quis trabalhar com marketing de relacionamento, mas não sabia qual o melhor produto lançar e como fazer isso, a falta de dinheiro fez com que atuasse na criação, produção gráfica, comunicação visual, e isso só me gerava problemas e insatisfação de não conseguir fazer o que realmente eu sonhava.


                Coloquei pessoas demais para trabalhar e fui obrigado a continuar fazendo coisas fora do meu foco, não consegui posicionar minha empresa. Abri um negócio sem planejamento nenhum e esse foi meu maior erro.


                Tinha tudo para quebrar concordam? Pois é, com muita ralação não quebrei. Paralelo a SOUL, participei do programa da Shell, vi o real significado de empreender, e consegui um modo de resgatar minhas esperanças, e desenvolvi um sistema que será lançado ano que vem, com a permissão de Deus. Isso me deu gás para continuar e seguir em frente.


           Se fosse resumir em uma palavra o ano de 2012 eu usaria “aprendizado”, pois foi isso que mais obtive nesse ano.


Todas as histórias de pessoas de sucesso tiveram tropeços.  Talvez não tanto quanto eu tive, mas precisava disso para dar valor ao meu sonho e saber que posso conseguir.


           Fico muito feliz de ter passado esse ano de 2012 da forma que foi, espero um 2013 com meu projeto lançado, foco certo, nome novo e começando a dar frutos.


           Ainda não sou uma pessoa renomada ou conhecida por seus feitos e nem sei se serei um dia, mas terei orgulho de dizer que fui ao meu limite e suei até a última gota para fazer o que eu amo.


Agradeço ao Programa Iniciativa Jovem Shell, por colocar pessoas e mentores maravilhosos em minha vida que me ajudaram e me ajudam no direcionamento do meu projeto.


Jorge Eduardo.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

Nenhum comentário:

Postar um comentário