quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Freakonomics


O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta.


Esse foi o primeiro livro que li no ano, e parece que não comecei mal, Freakonomics com certeza é um livro que causa polemica. 

           Em seus capítulos os autores Steven Levitt e Stephen Dubner abordam assuntos dos mais variados possíveis. Vão desde como a criminalidade foi afetada pela legalização do aborto, até em porque os traficantes ainda moram com suas mães.

 Levitt é economista, mas como ele mesmo diz: “não entendo muito bem de indicadores, investimentos ou cenários econômicos.” Mas mesmo assim ele é considerado uma das mentes mais brilhantes dos Estados Unidos, isso porque ele fala de assuntos do cotidiano através dos números. E quebra muitos paradigmas que ele chama de “sabedoria convencional”, com uma linguagem muito simples e de fácil entendimento.

Muitas coisas eu concordei com seu livro, como por exemplo, as vantagens que os corretores de imóveis têm na hora da venda, devido às informações privilegiadas sobre o imóvel. Outras tive algumas conclusões adaptáveis a realidade brasileira e vi que não se encaixavam completamente, como o caso do aborto. Contudo o mais importante desse livro, não são os assuntos abordados, e sim a maneira com que ele te ensina a pesquisar as fontes de qualquer assunto de impacto e como ele mostra que muitos especialistas opinam sobre determinados assuntos, algumas vezes só para autopromoção.

E então você acredita que legalizando o aborto conseguimos diminuir a criminalidade?

E o que você acha mais perigoso para uma criança, uma arma ou uma piscina?




Nenhum comentário:

Postar um comentário