sábado, 30 de agosto de 2014

Como se tornar um Líder em marketing Online

Esse é o livro da semana, escrito por uma equipe como todas essas que lançam um conteúdo prometendo mudar seus resultados em alguma coisa. Essas pessoas estão cada vez mais dominando as mídias online e algumas realmente têm técnicas que podem te ajudar, mas outras estão só aproveitando a onda.

Quando se escreve um e-book, normalmente é pequeno e com um conteúdo aperitivo do que existe no livro real ou no curso que vai vender, esse eu não vi nada que te instigasse a conhecer mais sobre a solução proposta. A escrita parecia de um artigo científico bem fraco com um cunho motivador.


A expectativa da pessoa que baixa um e-book é que nele exista uma solução inicial para o seu problema e que essa solução faça sentido para o público-alvo, chamando-o para conhecer todo o restante das técnicas que ajudaram aumentar seu resultado. Esse livro foi mais uma narrativa de fatos, que uma isca com conteúdo interessante.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como orientar o departamento comercial de sua empresa para o relacionamento com o cliente

Lendo esse título você deve estar se perguntando: "Mas todo departamento comercial não deveria ser constituído para se relacionar com o cliente?" Eu responderia, que na teoria sim, mas na prática vemos poucos departamentos preocupados com o cliente antigo e mais preocupados em vender sempre para novos.
Com isso, eles acabam não cuidando do relacionamento individual com o consumidor e não focando na parceria em longo prazo, que poderiam gerar lucros maiores.
Por esse motivo darei algumas dicas para melhorar o relacionamento contínuo com o cliente e consequentemente seus resultados de faturamento. 

Veja o post completo aqui!

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mesmo com os problemas na LINKAR fui testar o negócio e ver se conseguiria investimento


Mesmo em meio a tantos problemas na LINKAR, eu resolvi me inscrever em inúmeros processos de investimento anjo, apenas para ver no que daria. Pois após a participação no programa Iniciativa jovem Shell, eu acreditava estar preparado para as bancas de aceleradoras e investidores.

Inscrevi-me em muitos processos, mas em quase todos não tive nenhum resultado. Comecei a pensar que meu negócio não era lá grandes coisas e não atendia uma necessidade real de mercado.

Muito triste, fui conversar com meu mentor e ele me disse o seguinte: “Você precisa escrever seu negócio.” Eu não entendi nada e retruquei dizendo: – Eu tenho um plano de negócios, como você me pede para escrever a LINKAR? A resposta dele foi como sempre brilhante: – “Você tem um monte de coisas que estão em um papel, que até hoje você não escreveu por sua falta de foco e ansiedade de fazer as coisas acontecerem logo”.

Essas palavras me fizeram parar e repensar se realmente tinha um plano de negócios. Percebi que todas as bancas de investimento e aceleração que consegui me inscrever tinham sido de forma desesperada, acelerada e faltando informações. Tudo muito às pressas, pois estava fazendo outras coisas ao invés de completar meus objetivos. Então decidi parar tudo, inclusive as inscrições para conseguir me dedicar a terminar meu plano.

Situação difícil para mim que odiava ficar parado, mas tive suporte de pessoas determinantes e que me fizeram refletir sobre tudo que estava vivendo. Cheguei a conclusão de que não estava sendo produtivo em nada em minha vida. E para fazer a LINKAR sair do papel precisava de capital, mas minha ansiedade me fazia continuar dando murro em ponta de faca.

Conversei com várias pessoas próximas a mim e com meu sócio, que por não ter entregado quase nada sobre o projeto decidimos encerrar qualquer parceria e simplesmente planejar tudo do jeito certo.

Muitas vezes o empreendedor precisa dar um passo atrás para conseguir passos lá na frente. Eu resolvi planejar meu negócio e enquanto ele não fica pronto me dediquei a adquirir referencia no mercado e mais experiência através de bons resultados em consultoria e desenvolvimento de alguns projetos em minha Universidade. Atualmente estou conseguindo galgar todas as metas estabelecidas de forma bem pensada e planejada.

Hoje finalmente acredito ter entendido o conceito de paciência e planejamento e sem eles qualquer projeto está fadado ao fracasso.

Empreendedor, o quanto antes você conseguir maturidade emocional para admitir que necessita retroagir, mais rápido você estará caminhando para o sucesso.

Ainda não consegui realizar meu sonho, mas sou muito mais conhecido no meio acadêmico e empreendedor do que era antes. Venho tirando bons resultados disso tudo e estou prestes a concluir meu projeto de vida e voltar a correr atrás de recursos, muito mais preparado e experiente do era quando iniciei este blog.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Analisando a estratégia de marketing da Samsung com Wesley Safadão

Hoje publiquei um post no site adminsitradores.com onde analisei a estratégia de marketing que a Samsung lançou promovendo seu aparelho de som Mini System. Para essa análise usei os conceitos de uma grande referência no mundo do marketing, Phillip Kotler. 

Veja aqui a matéria completa e deixe seu feedback.




Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas

Um e-book bem completo com informações bem práticas para quem está trabalhando com a geração de conteúdo online. Tem um foco legal em métricas para melhorar os resultados.


Recomendo a leitura!




Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Novo Sócio e novas soluções, e novos problemas - Parte 2

O maior problema que tive com o sócio da LINKAR foi com quebra de prazos, muitas metas não eram cumpridas dentro do combinado.

Na LINKAR nós tínhamos um cronograma a cumprir e ele era bem folgado. Quando meu novo sócio entrou no projeto tínhamos aproximadamente seis meses para que me apresentasse resultados do site ou do sistema. Nas partes de design e webdesign ele foi muito bem, como já havia mencionado em outros posts, agora nas partes de programação não estavam seguindo nada do cronograma.

Ele usou inúmeras desculpas para não entregar a programação. Isso me deixava desesperado. Mas pensando em colocar a LINKAR para funcionar achava melhor mantê-lo ao buscar outro sócio, pois apesar dos atrasos ele era de confiança e encontrar outra pessoa para o serviço seria começar tudo quase do zero.

Ficamos juntos por um pouco mais de um ano e dele saíram apenas parte das peças publicitárias e a parte de design do site. No tempo que ficamos juntos a LINKAR evoluiu demais, já que não podia comercializá-la foquei em acertar todos os erros do plano de negócios e me inscrever e vários processos de investimento e aceleração.

A LINKAR ainda não saiu do papel, faltam sócios desenvolvedores ou investimento. E esse atraso todo nos gera duas perguntas importantes: qual o tempo do seu negócio?  E como conhecer o prazo de lançamento de uma startup?

A LINKAR ainda é um negócio viável para o mercado de hoje. Precisamos atualizar alguns dados, mas ainda podemos lançar o projeto mesmo com todo esse atraso causado pelos problemas mencionados.

Normalmente, negócios de tecnologia têm produtos com um prazo de vida muito curto, por isso, devem ser lançados e planejados bem de pressa. Principalmente quando a inovação do seu negócio for marginal ou apenas uma aplicabilidade que pode ser facilmente copiada.

Para que seu negócio possa ter um prazo maior de lançamento procure agregar valor percebido. Normalmente aquele empreendimento que não existe no mercado (hoje é muito difícil fazer um negócio assim), ou aquele que você possa criar uma reengenharia tão grande nos processos existentes, que por mais empresas parecidas que existam, o seu projeto terá um prazo de lançamento maior graças às modificações estruturais que fez.


Pode-se perceber que o tempo de lançamento, dentre outros fatores, está ligado à inovação aplicada nele. Quando mais inovador mais tempo de planejamento você poderá ter.

Uma experiência em Mendes - 3 dicas de como atender muito bem seus clientes

Passear é realmente muito bom, ainda mais quando você tira boas lições do passeio para compartilhar aqui no blog. 

Na coluna do blog CRM ZEN eu compartilhei 3 dicas que aprendi em Mendes para atender melhor o seu cliente.

Fique comigo e veja como foi essa história.


Forte Abraço!
Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

sábado, 16 de agosto de 2014

UMA NOVA VISÃO DO CLIENTE ATRAVÉS DO CRM: CASE PERDIGÃO S.A

Integrantes: SOUZA, Barbara. SOUZA, Ellen. CASTRO, Jaqueline. NASCIMENTO, Jorge Eduardo. CARVALHO, Juliana BARCELOS, Vanessa. CAMPOS, Valeria.

1.                  INTRODUÇÃO

1.1   DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Quando se menciona Gestão de Relacionamento com o Cliente, nota-se claramente que muitas empresas possuem dificuldades nessa área, pois não atentam para sua importância, focam em: obter resultados, otimização de processos, gerenciamento de custos e negligenciam o cliente, que é a chave para o crescimento de qualquer empresa.


Com o objetivo de atender a este necessidade de mercado, desenvolveu-se um novo conceito de gerenciamento de clientes, o CRM, criado para auxiliar no entendimento da relação organização x cliente.

Visualizar o CRM como uma nova cultura organizacional fundamentada em pessoas, processo e tecnologia, não é somente como uma solução tecnológica, trata-se de um desafio para a maior parte das organizações que se propões a implementa-lo.

Tendo em vista esse processo, pode-se afirmar que a ferramenta CRM proporciona aos seus clientes um contato mais próximo a organização tornando mais ágil na resolução dos problemas?

1.2. HIPÓTESE

Acredita-se que a implementação do CRM é uma solução viável para as falhas e ou problemas com a Gestão do Relacionamento com o cliente, contudo deve ser visualizada como um novo conceito de integração com o cliente, alicerçado na cultura da empresa e não apenas como uma ferramenta operacional.

1.3. OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Destacar as vantagens da utilização do CRM, como instrumento de melhoria contínua na integração da empresa com seus clientes e fornecedores, ao mesmo passo que fortalecimento do seu processo de distribuição e alcance de novos mercados.

1.3.2 Objetivo Específico

·         Conceituar CRM;

·         Apontar a estrutura necessária para se ter um CRM e quais são seus pontos positivos mais importantes;

·         Identificar os problemas que podem ocorrem após a implementação de um CRM.

1.4. JUSTIFICATIVA

Atualmente, o nível de concorrência e disputa dentro das organizações para conquistar novos clientes e um espaço de destaque no mercado esta cada vez mais acirrada. Muitas empresas estão focadas em um atendimento diferenciado e de qualidade para os seus clientes, e apostam no CRM como um possível meio de obter melhores resultados e de manter um relacionamento mais próximo visando à fidelização dos seus clientes.

Entende-se que a implantação desta ferramenta, de maneira eficiente e eficaz, proporciona uma grande oportunidade de obter informações mais específicas dos clientes, gerando um arquivo de dados, que poderá enriquecer o sistema de registro da empresa e aumentar o volume de vendas e serviços.

De acordo com a maneira em que o CRM será trabalhado, poderá ser possível adquirir um vínculo entre empresa e cliente, consequentemente a empresa divulga seus serviços, obtêm conhecimento do tipo de cliente que faz contato e quais os pontos negativos e positivos na utilização deste sistema. . Este trabalho justifica-se por mostrar os benefícios da ferramenta CRM e os impactos que ele pode causar na sua implementação.

1.5. METODOLOGIA

1.5.1 – Tipo de estudo
Segundo Gil (2002), as pesquisas podem ser classificadas conforme seus objetivos e procedimentos.

De acordo com o autor, na classificação pelo objetivo a pesquisa indica os resultados gerais pretendidos.

Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que busca reconhecer o CRM como estratégia para liderança de mercado.

Conforme o citado autor, em relação aos procedimentos a pesquisa busca evidenciar os métodos utilizados para a coleta e análise de dados.

Nesse enfoque, o presente trabalho parte de uma revisão bibliográfica em livros e, em seguida, se complementa por meio de um estudo de caso baseado na coleta de dados.

1.5.2 – Amostra

A amostra incluiu 6 pessoas, todas ligadas diretamente à gestão de marketing E administração.

1.5.3 – Instrumentos de coleta

Foi utilizado um questionário com 5 questões objetivas, de igual conteúdo para todos os entrevistados.

1.5.4 – Procedimentos

O questionário foi aplicado pelo autor do presente trabalho, em abordagem direta no ambiente de trabalho dos entrevistados.

Foram respondidos e recolhidos 6 questionários.

1.5.5 – Análise de dados

Após recolher todos os dados, os mesmos foram inseridos no Excel para encontrar os percentuais e elaborar gráficos demonstrativos. 


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

O Guia do Predictable Revenue para Triplicar suas Vendas

Um livro bom com dicas muito pontuais sobre o marketing digital e poderá te ajudar a acertar alguns pontos que poderiam ser os que faltavam para aumentar seu retorno. Não fala nada de diferente dos últimos e-books (links) que compartilhei, mas pode ajudar quem ainda está começando e quer se aprofundar no assunto. As dicas são mais pontuais dando uma noção maior de como aplicá-las, em contrapartida usa muitos termos técnicos que pode dificultar demais sua leitura.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O mundo é movido pelas perguntas e não pelas respostas

Mova sua empresa através das perguntas feitas por seus clientes

Uma empresa que deseja atingir resultados extraordinários em seus produtos e serviços, consequentemente, aumentando seu faturamento e sua fatia de mercado. Deve, obrigatoriamente, ouvir seu cliente com atenção. 

Apenas ele poderá dizer se seu produto está adequado ou não as suas necessidades. Por isso, crie maneiras de escutá-lo e use essas informações para aplicar inovações em sua empresa. 

Leia esse texto que saiu em minha coluna no blog CRM Zen e veja como você pode ouvir melhor seu cliente.

Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Speak Louder – Dando asas à imaginação

Dizem que todo empreendedor tem a facilidade para identificar as necessidades do mercado.  Eu tive a sorte de nascer e estudar para me tornar um empreendedor, assim também adquiri essa habilidade.

Para o marketing essa habilidade é fundamental para identificar problemas e transformá-los em ideias de negócio. E como empreendedor e “marqueteiro” convicto fiz isso algumas vezes, mas muitas delas eu não consegui realizar, por ansiedade, falta de conhecimento, planejamento e verba.

Uma dessas ideias mirabolantes que tive e transformei em um projeto foi o Speak Louder (Fale alto), um curso de inglês específico para quem tinha necessidade de exercitar a língua, mas não tinha como. Eu tive a ideia e tentei tocar o projeto no inicio de 2011.

O projeto iria atender a necessidade de muitas pessoas, com que conversei e observei se formar, que não conseguiam a fluência necessária na língua, por não terem com quem praticar. O projeto iria acontecer em minha cidade com o apoio do curso em que eu estudava, mas o dono não quis incentivar o Speak Louder. Uma pena, pois algum tempo depois foi vista a viabilidade do negócio através dos ganhos em escala de projetos como Englishtown e o Open English, antes não tão conhecidos no Brasil.

Mesmo com a recusa de investimento eu continuei como todo bom empreendedor iniciante. Fiz parceria com uma escola infantil que disponibilizou uma sala para o projeto, fiz panfletos, anúncios em revistas locais e internet. Também chamei alguns alunos mais avançados para mediar os encontros e começamos a divulgar o projeto.

Conseguimos poucos alunos, não suficiente para formar turma. Alguns erros e afobações foram cometidos, mas nunca parei, conscientemente, para avaliar o que aconteceu.

O interessante desse post é ver que o poder de execução é necessário para que o empreendedor possa seguir com seus planos.


Você que quer iniciar seu negócio deve seguir em frente driblando todas as barreiras do insucesso, para isso a motivação e o poder de execução são muito importantes. Pois em uma empresa nem tudo são flores e às vezes os erros que cometemos são cruciais para o insucesso do negócio. Por isso, planeje bem antes de abrir sua empresa e identifique todos os fatores que vão influenciar o crescimento do seu negócio. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Não cometa o erro de não posicionar seu produto de acordo com o mercado

Certa vez na GriffdeRua nos deparamos com as diferentes opiniões dos sócios sobre o posicionamento da nossa marca. As convergências se davam em um posicionamento mais sofisticado voltado para o surf e para atingir o público classe B e outro mais voltado para o street com foco no público classe C.

Como a discussão não teve fim e a marca ainda estava mal posicionada nós começamos a idealizar dois projetos paralelos para acalmar os egos.

Empreendedores fiquem atentos! Isso é um grande erro, principalmente, se a ideia não tiver um fundamento de mercado e uma viabilidade financeira. Jamais ouse gastar recursos de outro projeto em ideias que surgem nessas circunstancias.

As novas duas marcas ficaram no papel, pois com todos os problemas que tínhamos para resolver na Griffderua faltou braço para prosseguir com novos projetos, mas esse caso pode nos render boas lições.

A primeira é sobre as atitudes dos sócios com seu negócio. Sua empresa é como um filho, por isso, você deve dar todo suporte para que ele cresça saudável e inteligente para gerar frutos para si mesmo e para sociedade. Um pai ou uma mãe que por capricho tenta influenciar a trajetória da criança pode causar grandes problemas futuros. O mesmo pensamento nós devemos ter para os negócios, não devemos por capricho mudar o foco criando novas ideias ou reposicionando o produto por vontade dos sócios, indo de encontro com o mercado.  Isso nos leva ao segundo aprendizado o posicionamento do produto.


Posicionar o seu produto é fundamental para que possa ter uma identidade no mercado e criar um relacionamento com clientes que gostam do estilo da sua empresa. No momento de posicionar leve em consideração o comportamento do seu mercado, suas expectativas sobre o projeto e os problemas que seu negócio resolve. Após ter todos os relatórios sobre essas informações ficará muito mais simples escolher como irá se posicionar no mercado.

domingo, 3 de agosto de 2014

QUALIDADE E BEM ESTAR ATRAVÉS DA ERGONOMIA

Trabalho referente  a disciplina  Metodologia do Trabalho do  curso de Administração da  UCB, 1º período, sob a orientação do Professor: Márcio Bonfim.

Integrantes: Barbara Freitas; Jorge Eduardo; Juliana Carvalho; Juliete de Sousa; Luciano Gomes; Matheus Bastos; Priscila Rodrigues; Vanessa Barcelos; Rodrigo Marques; Valéria da Silva


1. INTRODUÇÃO


1.1- JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos a corrida pelo sucesso e monopólio comercial das grandes empresas tem propiciado inúmeros questionamentos sobre como fazer para adaptar o trabalho às características dos indivíduos, proporcionando segurança, conforto e mais produtividade, sem precisar aumentar o quadro de funcionários ou expandir a carga horária. Com todo este crescimento as empresas buscam por formas alternativas e econômicas para obter mais lucro, tendo em vista que o aumento da produção requer um maior esforço impingido ao trabalhador. 

Um fator indispensável para o sucesso seria a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pois a produtividade do funcionário depende diretamente da boa relação com ambiente de trabalho, condições favoráveis à plena execução de tarefas e equipamentos adaptados às características fisiológicas. Dessa forma, com tantos artifícios para harmonizar a relação “Trabalhador x Empresa”, faz-se necessário evidenciar com que frequência tais métodos são, realmente aplicados, no ambiente de trabalho. 

Neste contexto, o objeto de estudo deste trabalho estará voltado ao conceito de ergonomia e sua importância nas empresas brasileiras como um elemento de produtividade. E será apresentado um gráfico montado através de questionário aplicado aos funcionários da empresa Vale, o qual avaliará a relevância deste assunto no dia-a-dia. 


1.2- OBJETIVO

O objetivo é demonstrar se as empresas brasileiras estão realmente comprometidas com o conceito de ergonomia, seja pelo aspecto legal, cultural e com a qualidade de vida de seus funcionários, em outras palavras, se estão aperfeiçoando seu ambiente de trabalho com o cuidado à saúde e bem-estar do trabalhador, otimizando sua estrutura visando o aumento da produtividade. 

Para tal o presente trabalho irá discorrer sobre um breve histórico da ergonomia, de sua adoção gradativa pelas empresas brasileiras e apresentará um “case” de uma empresa onde será avaliado o nível de efetividade da cultura ergonômica em suas dependências seus resultados e indicadores. 


1.3- HIPÓTESE E PROBLEMA 

Com base no assunto proposto como tema de estudo “Apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas na área da ergonomia, as empresas brasileiras ainda não estariam dando a devida atenção a esta questão?” 

A empresa Vale, que será nosso objeto de estudo, já teria alcançado a plenitude dos cuidados ergonômicos em suas dependências se destacando como referência para novas bibliografias do assunto ou está ainda em fase de maturação? Além disso, qual é o nível de satisfação de seus funcionários e quais foram as vantagens na implantação da ergonomia na empresa? 

1.4- METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho foi realizada com base na definição e formação da hipótese apresentada, através de pesquisas em livros da área e pela internet, tendo como objeto de estudo a empresa Vale, a qual será analisada por coleta de dados, questionários e gráficos, a fim de verificar o nível de satisfação e condição fisiológica dos funcionários.

Visualize o trabalho completo através deste link.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Marketing de conteúdo - Primeiros passos

Um e-book muito interessante para quem já tem uma noção de geração de conteúdo, mas precisa melhorar seu planejamento.


Por ser um e-book promocional não tem um conteúdo completo, mas vai te ajudar a acertar o planejamento de mídia da sua empresa.




Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX