Há
pouco tempo tive um imprevisto, o teto do meu quarto infiltrou, então tive que
quebrar o gesso para tentar consertar. Descobri que era pior do que eu
imaginava e teria que pagar um pedreiro.
Então
fiquei com uma dúvida, faço a obra ou invisto em marketing?
Muitas
vezes quando você empreende tem pouco dinheiro, quando tem. Então você deve fazer mais escolhas do que imagina e vive no limite por algum tempo. O número de imprevistos que surgem são comparados a falta de planejamento. Se eu tivesse planejado melhor há um ano e
meio atrás, como estou fazendo com meu novo projeto, talvez não tivesse que escolher
entre a obra e o marketing.
Se
eu não tivesse sido tão ansioso e autoconfiante, teria planejado um pouco mais e
estaria em uma situação diferente agora. Mas como saber quando é a hora certa
de parar de planejar para começar a agir?
1. Antes
de tudo, você tem que saber sobre o mercado que está entrando e ser o mais
realista possível sobre o que está desenvolvendo. Se vai realmente suprir a
necessidade dos clientes de uma forma melhor que o concorrente ou com preço
condizente com mercado atual ou com seus custos.
2. Depois
de ter feito essa análise aprenda bastante sobre seu negócio como operar, como
é seu funcionamento interno, olhe modelos de negócios parecidos, isso não é
copiar informações só é benchmarking.
3. Se
faça três perguntas: Quais problemas meu negócio resolve? Que benefícios ele
gera? Quais resultados ele traz?
4. Faça
testes, converse com possíveis clientes sobre seu negócio.
5. Pegue
todas essas informações e monte um plano de negócios, e nele conte com uma
verba para imprevistos.
Depois de tudo isso você já estará pronto para iniciar seu negócio. Boa sorte!
Depois de tudo isso você já estará pronto para iniciar seu negócio. Boa sorte!
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