sábado, 23 de fevereiro de 2013

Faço a Obra ou Invisto em Marketing?


Há pouco tempo tive um imprevisto, o teto do meu quarto infiltrou, então tive que quebrar o gesso para tentar consertar. Descobri que era pior do que eu imaginava e teria que pagar um pedreiro.

Então fiquei com uma dúvida, faço a obra ou invisto em marketing?

Muitas vezes quando você empreende tem pouco dinheiro, quando tem. Então você deve fazer mais escolhas do que imagina e vive no limite por algum tempo. O número de imprevistos que surgem são comparados a falta de planejamento. Se eu tivesse planejado melhor há um ano e meio atrás, como estou fazendo com meu novo projeto, talvez não tivesse que escolher entre a obra e o marketing.

Se eu não tivesse sido tão ansioso e autoconfiante, teria planejado um pouco mais e estaria em uma situação diferente agora. Mas como saber quando é a hora certa de parar de planejar para começar a agir?

1.    Antes de tudo, você tem que saber sobre o mercado que está entrando e ser o mais realista possível sobre o que está desenvolvendo. Se vai realmente suprir a necessidade dos clientes de uma forma melhor que o concorrente ou com preço condizente com mercado atual ou com seus custos.

2.    Depois de ter feito essa análise aprenda bastante sobre seu negócio como operar, como é seu funcionamento interno, olhe modelos de negócios parecidos, isso não é copiar informações só é benchmarking.

3.    Se faça três perguntas: Quais problemas meu negócio resolve? Que benefícios ele gera? Quais resultados ele traz?

4.    Faça testes, converse com possíveis clientes sobre seu negócio.

5.    Pegue todas essas informações e monte um plano de negócios, e nele conte com uma verba para imprevistos.

Depois de tudo isso você já estará pronto para iniciar seu negócio. Boa sorte! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário