sábado, 23 de fevereiro de 2013

A experiência na Estamparia





Quando somos jovens e ingressamos muito cedo na faculdade temos a necessidade de praticar o que aprendemos. É muito bom você transformar a teoria em prática e tentar aplicar isso em todas as áreas da sua vida.

 Meu pai sempre teve um tino empreendedor, e pouco de empresário. Funcionário em uma multinacional ele largou tudo para abrir seu negócio, uma estamparia. Durante muito tempo ele conseguiu bons clientes e tive alguns sucessos nesse ramo.

Ele sempre foi muito criativo, sonhador e botava a mão na massa com uma qualidade sem igual, mas não era um bom administrador. Contratava mais do que devia, gastava muito e nunca soube escolher bons sócios. Isso gerou muitos problemas. Tantos, que ele teve que recomeçar tudo, então voltou a trabalhar e passou a estamparia para administração da minha mãe.

Essa sim administrava muito melhor. Era mais controlada e pé no chão. Mas tinha alguns problemas de liderança e não arriscava.

Os dois não sabiam uma máxima dos negócios, que dinheiro da empresa é da empresa. Meu pai gastava muito, minha mãe pensava primeiro em casa. Eles nunca deixaram de pagar nenhuma conta empresarial, mas não reinvestiam para manter a fábrica atualizada.

Não os culpo, eles tinham outras prioridades, logo o negócio nunca foi primeira opção. Graças aos dois hoje temos uma bela casa, não passávamos necessidade e tivemos a melhor educação que eles puderam dar.

Onde eu me encaixo nessa história?

Não minto, eu ajudei muito pouco na estamparia era muito novo e não gostava muito daquele negócio. Minha mãe, quem eu mais acompanhei no comando da empresa, já teve que implorar para que eu ajudasse. Todavia quando entrei na faculdade eu me coloquei como observador e aprendi muito com a personalidade dos dois. Juntava os conceitos que eles tinham com os que eu aprendia na faculdade e aplicava em cases que montava vendo esse negócio acontecer.

Com isso conseguia aplicar a teoria na prática e isso ajudava em minha personalidade empreendedora. Logo depois abri meu primeiro negócio.

  • A educação no Brasil ainda é muito ruim e não forma pessoas aliando teoria com prática, por isso, que é importante que você procure criar sua prática enquanto estuda.


  • Procure estágios, ajude instituições filantrópicas, desenvolva alguns projetos, faça intercâmbio... tudo é importante para te dar mais experiência enquanto você ainda é jovem e não ingressou no mercado de trabalho.



  • Se você conseguir aliar o que está aprendendo com alguma experiência de vida, isso te ajudará muito a ser um profissional melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário