segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O curso de Gestão Empresarial


Cuidado com os problemas que as grandes soluções carregam.

Quando estava no primeiro ano do ensino médio, em paralelo, minha mãe me colocou em um curso de Gestão Empresarial. Nesse curso eu descobri duas coisas. A primeira foi que eu poderia ser realmente bom em alguma coisa e a segunda foi, como saber disso poderia ser prejudicial para mim.

Como em outras coisas em minha vida, era meio preguiçoso, só que mesmo assim obtinha bons resultados. O curso de informática tirei de letra, sem estudar. O de Gestão empresarial pouco estudava, mas gostei muito quando entramos nos módulos de marketing e administração e até estudei esses dois. Só que ainda não foi ali que descobri o que realmente iria fazer, entretanto tive a experiência vocacional da minha vida.

Em uma aula de marketing a professora Rita passou um exercício que consistia em uma campanha para um creme dental. Foram divididos os grupos e tínhamos 10 minutos para desenvolver o trabalho. Enquanto todos os grupos estavam trabalhando, meu grupo estava em uma grande discussão, e não tínhamos definido nada. Eu não estava participando da discussão, aliás, acho que não estava nem ali. Então faltando pouco menos de 5 minutos para o fim da elaboração da campanha, tive o que hoje é chamado de insight. Depois disso chamei grupo, contei a ideia e imediatamente o grupo aprovou, então assim distribui a funções. Quando fizemos a apresentação do comercial, se bem me lembro, o nome da campanha era Super Dentinho.

Conforme fui ficando mais velho, desenvolvi esse grande problema de achar que conseguiria resolver tudo sem planejar, e isso me custou alguns atrasos em meus projetos. O excesso de confiança atrapalha muito.  Por melhor que seja sua solução, se você tivesse planejado um pouco mais, evitaria grandes problemas que essas soluções de bolso trazem.

Em contrapartida fazer seu filho desenvolver experiências é muito importante para que ele tenha foco profissional, quanto mais cedo você desenvolve um foco mais rápido alcança seus objetivos.

Depois de descoberta sua vocação uma dica que dou para meus alunos é que montem um cronograma sobre seu projeto de vida, com todos os prazos que precisa para realizar cada tarefa do seu projeto, depois peço que calculem qual a idade que vão conseguir realizar seu objetivo e colem no teto do quarto!


É uma boa dica para não perder o foco em sua meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário