domingo, 17 de março de 2013

A Megamatte


No final da faculdade tinha tirado algumas conclusões sobre meu curso e não queria mais dizer a ninguém que era formado em Gestão tecnológica para Indústria de Petróleo e Gás, não foi isso que aprendi, então usava Tecnólogo em Gestão Industrial. Termo que uso até hoje. Queria e gostava de administrar.

Assim que me formei, minha prima me chamou para ajudá-la na coordenação de sua empresa, uma franquia da Megamatte na Barra da Tijuca. Eu cheio de gás para usar tudo que aprendi, e até o momento estava só em teorias e em cases, topei.

 Fazia todas as funções administrativas e ajudava no salão da loja quando necessário. Ali sem experiência fui aprendendo por mim mesmo algumas coisas legais. E comecei a perceber que precisaria saber bem mais se quisesse ser um empreendedor. Como eu tinha que resolver tudo, sempre deixava algumas falhas ou perguntas sem resposta devido à inexperiência. Em contrapartida implementei alguns processos que não existiam. Mas existia muita coisa para ser corrigida que não tive pulso para fazer pela idade, falta de suporte e receio de cometer erros.

Na Megamatte realmente vi o que queria seguir, a administração, me apaixonei por planejar, organizar, dirigir e controlar. Via como os conceitos aplicados na prática podiam refletir no futuro de uma organização e achava isso lindo. Era importante tomar decisões estratégicas, pensar macro, influenciar pessoas. Então fui procurar me capacitar em cursos, palestras, workshops e boas leituras, antes de fazer outra faculdade.

Paralelo a essa experiência vivi a GriffdeRua, e nesse momento do blog vou contar algumas histórias sobre minha primeira empresa.

Mensagem aos Administradores!

Administradores façam o curso por que amam, não escolham o curso por falta de opção.

Hoje as faculdades não passam o real sentido das funções de um administrador, então você deve buscar esse conhecimento de várias outras formas.
Administrar é uma paixão que pode mudar o mundo. A qualidade do curso cai quando ele é escolhido por pessoas que queriam fazer outras coisas, mas não conseguiram, quando o mercado não sabe o papel do administrador, quando as faculdades não querem ou não recebem imposições regulamentadoras para levar o curso a sério. Então cabe a nós que amamos o que fazemos mostrar o real conceito de ser um administrador.


Boa Sorte!

2 comentários:

  1. Acredito que um dos maiores problemas dos alunos de Adm. seja o caminho: O que fazer? Para onde ir? Como guiar meus passos? Que escolhas fazer? Quais conhecimentos realmente devo adquirir?

    Enfrentamos um sério problema: A falta de direcionamento no caminho administrativo.

    E a pergunta é:O que fazer para sanar esse tipo de problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. E acho que o curso deveria ter duas mudanças cruciais, um pouco mais de liberdade para se conhecer melhor as matérias, mas só se a qualidade do ensino fosse melhor e mais conteúdo estratégico, permitindo que você escolhesse matérias mais especificas dentro do curso, para ter certeza de suas intenções. ADM é um campo muito vasto, a direção que deve ser tomada deve ser escolhida pelas suas habilidades e afinidades dentro do curso. Recomendo a leitura do livro: Seu futuro em Administração do Leandro Viera.
      https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TKOIXJJuvIE#!

      Excluir