domingo, 17 de março de 2013

E quando seus fornecedores resolvem te abandonar?


Sabe aqueles dias que você mata aula na faculdade para encontrar um cliente e ele te dá um bolo? Aí você chega a sua casa e percebe que faltou luz e você não vai conseguir terminar suas metas. No dia seguinte, já com luz, você continua sem internet que já está por mais de uma semana.  Para completar seu fornecedor, que se julga uma grande empresa, te entrega um serviço com defeito e não te dá nenhum suporte para resolver o problema. E para completar você descobre que o cara que escolheu para ser seu advogado pessoal não tem a OAB. Maus dias...

Problemas assim podem acontecer na vida de qualquer pessoa, mas talvez isso seja só um teste para você não desistir de suas metas e seus objetivos. São esses dias em que você tem que se superar e tentar arrancar algo de bom. Para isso, existe uma palavra chamada planejamento. Serve para longo, médio e curto prazo. Sem ele em uma situação dessas, você provavelmente iria pirar.

Muitas pessoas não sabem o que fazer por falta de planejamento. Você deve planejar seus dias, seus meses e seu ano, para fazer escolhas pensadas e não atrasar mais seus projetos e metas.

Se você é um empreendedor, eu o aconselho ter um bom planejamento estratégico da sua empresa e segui-lo a risca, sempre tendo atividades que possa fazer quando estiver em uma situação como a citada. Se não for planeje metas para alcançar em sua vida: maiores salários, outros cargos, outro emprego, cursos... Pegue sempre coisas que vão tomar mais tempo em seus meses e pense primeiro.

Com suas metas de longo prazo prontas vamos às de médio e curto prazo. Que são as metas usadas para realizar as de longo prazo. Essas metas normalmente são diárias, então para isso tenha uma agenda.  Sempre no domingo escreva na agenda seu planejamento semanal e durante os dias adicione as outras tarefas e compromissos que surgirão. Dessa forma você conseguirá lidar muito melhor com os problemas que aparecem.

É importante saber que todo planejamento traz problemas, então você deve controlar, organizar, dirigir e replanejar se for necessário. É muito importante que monte alguns cenários, são os diferentes rumos que o planejamento pode tomar. Esses cenários são montados para cada planejamento de longo prazo. Ajudam a ter as melhores escolhas, caso o planejamento tome outro rumo.

Abaixo segue um fluxo que também aconselho que seja feito, pois ajuda a visualizar melhor seus planos.


Fazendo dessa forma você conseguirá cumprir todas as suas metas, inclusive as mais famosas do começo do ano.

Só para constar nesse dia fechei um cliente muito importante para o planejamento da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário