Há
algum tempo eu publiquei um texto falando do surgimento da LINKAR. Hoje neste post
falarei com as pessoas que ainda pensam que as suas ideias são as melhores do
mundo, ou ainda, que se compartilhar sua ideia podem roubá-la e ficarem rico as
suas custas...
De
alguma forma que não sei explicar sempre fui ligado ao empreendedorismo e ao
marketing de relacionamento, mesmo sem saber o que este significava ou se
existia esse termo ou modalidade dentro do marketing. A memória mais forte que
tenho sobre como pensava no assunto foi ainda na faculdade. Sempre almoçava no
mesmo lugar e certa vez estava com pressa e pedi o de sempre, o garçom que
sempre me atendia me disse que não sabia meu prato. Eu acabei perdendo tempo, e
mais do que isso, fiquei encucado com esse problema.
Subconscientemente
fui me moldando para um dia tentar ajudar empresas que tenham esse mesmo
problema. Agora você deve estar pensando: “Nossa ele poderia pensar em um
problema muito maior, como aquecimento global, ou algo parecido”, mas só para
ter mais credibilidade irei compartilhar alguns dados com vocês. Inúmeras
pesquisas mostram que um cliente antigo pode custar cinco vezes menos e dar um
retorno até cinco vezes maior do que um novo cliente. Sei que ainda não terei a
ideia que irá curar o câncer. Só que os projetos de vida são formados de acordo
com suas percepções, necessidades, habilidades e experiências adquiridas.
E é
justamente por esses motivos que acabei de citar, que sua ideia se um dia
transformada em projeto, e consequentemente em uma empresa, não poderá ser
copiada por ninguém. Podem aparecer projetos parecidos, ou que resolvam um
problema que o seu resolveria, e acredite, assim que começar a trabalhar no seu
projeto achará muitas soluções parecidas, mas nunca nenhuma será desenvolvida
como a sua, pois suas percepções e experiências são diferentes.
Se
você se dedicar muito, estudar muito e principalmente testar bastante será
difícil alguém roubar sua ideia, mesmo quando você compartilhar ou testar com
alguém.
Por
isso, para validar seu negócio você precisa testá-lo o maior número de vezes,
conversar com pessoas que você confie e que darão um feedback sincero sobre o
projeto. Aplicar as modificações necessárias para que ele se torne cada dia
melhor.
Lembre-se
sempre de que mesmo que nunca ninguém copie seu projeto, talvez, ele possa não
ser a melhor solução para a necessidade identificada, ou você pode não
conseguir desenvolver pelas dificuldades que podem surgir. Procure sempre estudar
o mercado e os possíveis clientes, monte um bom plano de negócios e utilize
ferramentas como Canvas, para minimizar as surpresas.
Forte
Abraço!
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