terça-feira, 10 de junho de 2014

Como vencer o medo de fazer escolhas?

Certo dia, em uma conversa com uma amiga da faculdade ela me apresentou muitas dúvidas sobre o que seguir dentro da administração.  Além de ser uma área muito abrangente, ela não tinha certeza sobre a escolha curso e de sua profissão.  Eu a acalmei dizendo que isso não acontecia apenas com ela, que muitos universitários também têm dúvidas do que fazer.

E são todas essas dúvidas que tento ajudar a resolver em meu blog. Acabo recebendo sempre bons feedbacks, principalmente de alunos ou amigos que o leem e tomam a decisão de fazerem aquilo que amam, isso me deixa muito feliz!

Só que existem muitas pessoas que ainda morrem de dúvida e medo do futuro. Para isso, eu resolvi escrever um texto que servirá como um resumo de tudo que sempre conversamos por aqui.

Antes que leia o texto gostaria que respondesse algumas perguntas:

Onde você se vê daqui a 10 anos?

Se tudo der errado, como você encara essa possibilidade?

O que você faz hoje para realizar seu objetivo principal?

Já pensou que se você errar o erro pode não ser tão grave quanto você imagina?

Respondidas as perguntas vamos conversar.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que já realizou muitas coisas, mesmo com ainda 25 anos. E sabe, principalmente, que mais de 80% delas deram errado. Agora vou te contar um segredo: mesmo com 80% das coisas dando errado sabe o que aconteceu comigo? Continuei caminhando e com muito mais qualificação!

Para que você pare de ter medo de escolher um caminho vou tentar  te ajudar com alguns passos. Não há nada tão ruim que não possa ser superado.

1º passo – Procure fazer aquilo que realmente gosta

Se você se conhece, pelo menos um pouco, sabe aquilo que te dá prazer. Procure trabalhar com as coisas que façam você se sentir bem, isso te deixará mais leve e poupará muito tempo perdido com experiências que te agregarão muito menos do que se você estivesse compenetrado com o que ama.

Quando você faz o que gosta faz muito mais que os outros, se torna muito mais intenso e a intensidade te trás muito mais experiências boas e ruins para compor sua jornada.

Se você acredita que o que você mais gosta de fazer não te dá retorno financeiro procure aliar com algo recompensador e que possa complementar suas experiências. Transforme sua atividade preferida em um hobby até você descobrir a viabilidade financeira da sua atividade. Acredite, até hoje eu nunca vi nada que não pudesse gerar retorno financeiro.

2º passo – Tenha Foco

Ter foco é o que todas as pessoas que fazem o que amam dizem a você, pois elas têm, e por isso, chegaram mais longe. Foco realmente é muito importante para você chegar onde quiser, mas como aprender a ter foco? Comece organizando seu tempo, separe as tarefas, conheça pessoas com objetivos parecidos com o seu e aprenda com as referências no assunto.

É importante você ter um cronograma onde conste tudo aquilo que você precisa saber e desenvolver para realizar seus objetivos. Olhe esse cronograma diariamente, estude muito sobre o que você escolheu e procure realizar todos os passos que estabeleceu para alcançar sua meta.

3º passo – Administre seu medo

O medo é um sentimento muito forte e inibidor. Existem inúmeros estudos neurocientíficos sobre esse sentimento que domina o ser humano. Não ter medo é muito ruim, mas deixá-lo o impedir de realizar algo é pior ainda. Procure fazer seu medo ser controlado, administre-o e faça com que ele te de mais segurança nas decisões, e não o impeça de tomá-las. Para isso pesquise bem a fundo sobre tudo que você, ou pessoas que tenham objetivos similares passaram ou podem passar. Isso irá te ajudar!

4º passo – Esforce-se para realizar seus objetivos

Para atingir todos os passos acima você deve ser esforçar muito. O grande ditado popular: “Nada vem sem esforço”, é uma grande verdade. Se você se dedicar mais que os outros, você será muito mais recompensado. E para o esforço vir sem dor você precisa ter todos os passos acima.

Perceba que os quatro passos são um ciclo. A vitória e as realizações só acontecem quando você os segue juntos!


Bom dia de conquista para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário