terça-feira, 22 de abril de 2014

O início da LINKAR

Com o fim da Soul pude me dedicar ao meu novo modelo de negócios, a LINKAR. Eu tinha retirado a LINKAR de um projeto dentro da revista que a SOUL lançou. Esse projeto iria beneficiar os leitores com descontos em todas as empresas que possuíssem, em seu anúncio, a logo em marca d’água da revista.

Funcionava assim: as empresas que tivessem essa marca davam descontos para os clientes que levassem a revista ou o anúncio na loja.

Quando, com a ajuda dos professores da Shell, vi que não conseguiria seguir adiante com a SOUL, essa era a melhor ideia que eu tinha para um modelo de negócios.

Analisei tudo que tinha feito de errado e vi como essa ideia poderia funcionar sem a revista. Depois de algumas pesquisas identifiquei os problemas que os sites de compras coletivas estavam gerando para seus clientes. Alei isto a minha vontade de melhorar o relacionamento das empresas com seus clientes e decidi que iria desenvolver um modelo de negócios para consertar os erros desses sites. Aumentando o relacionamento entre empresas e seus consumidores.

Planejei tudo focado no erro desses sites e tive que em tempo recorde montar o plano de negócios para apresentação da banca na Shell. Mesmo sabendo que não iria conseguir quis participar para pegar experiência de banca. O feedback que tive dos avaliadores foi eu falava muito bem, mas meu plano não estava tão bom.

Sai de lá determinado a acertar todos os erros e transformar a LINKAR em um negócio viável. Sabia que não tinha tanta experiência e conhecimento sobre o assunto e que dessa vez precisava estudar mais.

Isso deu um pouco mais certo do que na SOUL, pois realmente estudei mais antes de lançar a empresa, mas minha ansiedade ainda era muito grande e acabei cometendo novos erros.

Dicas:

Empreendedor, sempre é muito importante executar seu negócio, mas você precisa dedicar um tempo para pensar nas estratégias e no próprio modelo de negócios que pretende lançar.
Minimize as chances dos erros que podem surgir na caminhada, crie cenários e explore todas as alternativas que tem para planejar seu negócio. Algumas ferramentas rápidas para te ajudar nisso são o 5W2H, Canvas, Diagrama de Ishikawa.

Veja tudo que é primordial para que seu negócio funcione e descubra se você é capaz de montar um MVP com esses itens. Se sim pode ser um bom momento para começar a executar.

Não pense que existe padrão ou tempo para planejar ou executar, isto dependerá muito da sua expertise sobre o assunto, sua viabilidade técnica e financeira, suas experiências, sua personalidade e seu foco.


Tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário