quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Bíblia da Inovação



Há pouco tempo terminei de ler o livro de um grande nome do marketing, Phillip Kloter, em parceria com o economista também bastante renomado Fernando Trías – A Bíblia da Inovação. Um livro muito bom para quem quer desenvolver uma cultura inovadora dentro da sua empresa.

            Em outra obra chamada de Marketing Lateral, eles abordavam a inovação de forma radical, onde a empresa explorava um novo mercado. Nesse é bem focado na cultura empresarial como um todo.

            Depois de muitos estudos em empresas como: Nestlé, Google, 3M, Pepsico, Novartis, entre outras, eles desenvolveram um modelo de gestão da inovação chamado de A-F, que mostra a inovação passando por vários autores até seu processo de execução e cada um tem um papel fundamental para que esta dê certo.

·         Ativadores são os que dão início ao projeto.
·         Buscadores são os que buscam informações para deixar a ideia mais completa e realmente viável.
·         Criadores são os que dão as ideias no decorrer do processo.
·         Desenvolvedores são as pessoas que vão deixar a ideia tangível e comercializável.
·         Executores vão implementar o projeto na prática.

Porém como toda inovação precisa de mais criatividade e menos processos burocráticos ele defende que existem várias formas de se aplicar esse modelo e não precisa seguir necessariamente a mesma ordem.

            O livro mostra vários modelos de inovação e como eles podem ser inseridos no A-F e formas corretas de recompensas e de envolver seus funcionários nessa cultura criativa.

            Um livro que vale a pena ser lido, caso você tenha uma empresa e queira manter ela no mercado e chegar à liderança mercadológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário