quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Início da Soul

A Soul soluções em marketing de relacionamento surgiu da fusão da Blastampa publicidade com a Rádio Jovem Mix, história que vocês conhecerão mais a frente. Nesse post quero compartilhar como surgiu a Blastampa.

            Pouco antes do fim da GriffdeRua percebi a necessidade de estratégias de marketing para o negócio visando simplesmente o aumento das vendas. Como o capital já havia terminado e o dinheiro era bem curto, pensei em uma saída que poderia dar certo.

            Além da GriffdeRua nós estávamos prestando serviços para quatro marcas. Então pensei em fazer propagandas casadas para aumentar nosso alcance e reduzir todos os custos com propaganda. Das quatro empresas duas aceitaram. Depois disso comecei a pesquisar valores e formas de fazer funcionar o projeto, mas como eu já tinha muitos problemas com gerenciamento de operações e comercialização, fiquei sobrecarregado e deixei a ideia de lado.

            Quando saí da AGETRANSP e a GriffdeRua encerrou suas operações, já tinha feito o projeto e iniciado a Blastampa Publicidade, fazendo pequenos serviços de propaganda como: papelaria e comunicação visual.

            O nome Blastampa é uma junção de estamparia e Baleia, apelido do meu pai, que montou uma empresa voltada para prestação de serviços de serigrafia em 1999.

            Eu achava que conseguiria montar a empresa sozinho, até porque já havia atendido vários clientes, mesmo com tempo dedicado a faculdade e a AGETRANSP. Mais uma vez o excesso de confiança e a falta de planejamento me acompanharam.

Comecei  a Blastampa, agora com uma diferença, não tinha renda, tudo que eu ganhava vinha do meu trabalho, então quando as vendas iam mal eu ia mal.

            E a inconstância era enorme, mas nada me abalou, tinha conseguido mais clientes, mesmo com pouca experiência e fornecedores que não me atendiam muito bem, eu estavam me virando.

            Comecei além de cartões e panfletos fazer todo o resto de papelaria, comunicação visual, gestão de mídias sociais e brindes em geral.

            Sempre que faltava dinheiro, eu fugia do que eu achava que tinha planejado e conseguia novos fornecedores e produtos para comercializar. Não negava nenhuma proposta. Até coisas que nunca ouvi eu aceitava e arrumava um jeito de fazer.

            Minha vida estava totalmente desorganizada, todos os dias eu estava operando e não tinha tempo para ver o buraco que estava me metendo.

Foi nessa loucura que duas coisas determinantes para que eu acordasse aconteceram:

A primeira, que vou chamar de escolha mal pensada: foi à possibilidade de ser parceiro de um rapaz que tinha uma rádio online e se intitulava excelente programador, então compartilhei com ele uma ideia que tive para uma rede social que integrava negócios e entretenimento. E uma revista de bairro com um conceito de conteúdo ativo e que depois faria parte da rede social.

A segunda que vou chamar de oportunidade: foi à entrada para um programa de capacitação de empreendedores que se chama Iniciativa Jovem Shell. Graças a esse projeto hoje consegui achar a direção correta.

Só que as duas histórias nós só iremos conhecer nos próximos posts.

Fiquem com as lições dessa fase turbulenta da minha vida. Abraços!

  • Planeje muito bem seus passos e faça um plano de negócios para depois iniciar o projeto.
  • Não tente tapar buraco com qualquer proposta que apareça para você
  • Saiba os momentos no inicio de sua empresa para sair do operacional
  • Excesso de confiança atrapalha muito.
  • Análise com muito cuidado suas parceiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário