Quando
terminei o MVP ele parecia um Frankenstein, um blog com formulários de google
docs e tudo de pré-pronto que encontrava
na internet. Eu não sabia programar, mas minha ansiedade e inexperiência com
esse novo projeto me dizia que eu precisava lançar os testes.
Hoje
não me arrependo. Mesmo tendo muito trabalho e nenhum retorno financeiro pude me
preparar ainda mais para o meu projeto e me tornar mais capacitado para o que
estava por vir.
Eu
comecei a captar possíveis clientes, dessa vez sozinho, sem ter sócios ou
parceiros. Consegui alguns clientes de teste e alguns bons resultados, nada de
extraordinário, mas para o baixo investimento até que organicamente batíamos
boas metas.
Vendendo de porta em porta recebi não de
várias empresas, mesmo sendo um serviço inicialmente gratuito. Muitas marcas
não queriam se associar, mas com muita insistência consegui 20 empresas para
iniciar os testes.
A
partir daí foi começar a cadastrar as pessoas e preparar terreno através de
pequenas estratégias de marketing dentro das empresas.
Os
testes foram bem simulados e consegui identificar muitos problemas que poderia
ter quando lançasse o projeto. Fiz inúmeros relatórios e planos de ação para
deixar meu plano de negócio menos intuitivo e mais real com dados coletados na
prática.
Com
esses testes pude entender mais do meu negócio e até conseguir um sócio, mas
isso fica para o próximo post.
1-
Teste seu negócio e valide-o gastando poucos
recursos. Faça um plano estratégico pensando grande, mas inicie com pequenas
execuções que não gastem muito dinheiro. Essas respostas podem ajudar muito no
caminho.
2-
Alie intuição e prática, mas não se esqueça
de buscar conhecimento. Leia muitos livros, fique próximo de pessoas que
passaram dificuldades parecidas e procure ter bons mentores.
3-
Escolha clientes que sejam bons de trabalhar
em longo prazo, mas não queime todos os cartuchos na fase de testes.
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