quarta-feira, 16 de julho de 2014

Início das vendas na Linkar

Quando terminei o MVP ele parecia um Frankenstein, um blog com formulários de google docs e tudo de pré-pronto  que encontrava na internet. Eu não sabia programar, mas minha ansiedade e inexperiência com esse novo projeto me dizia que eu precisava lançar os testes.

Hoje não me arrependo. Mesmo tendo muito trabalho e nenhum retorno financeiro pude me preparar ainda mais para o meu projeto e me tornar mais capacitado para o que estava por vir.

Eu comecei a captar possíveis clientes, dessa vez sozinho, sem ter sócios ou parceiros. Consegui alguns clientes de teste e alguns bons resultados, nada de extraordinário, mas para o baixo investimento até que organicamente batíamos boas metas.

 Vendendo de porta em porta recebi não de várias empresas, mesmo sendo um serviço inicialmente gratuito. Muitas marcas não queriam se associar, mas com muita insistência consegui 20 empresas para iniciar os testes.

A partir daí foi começar a cadastrar as pessoas e preparar terreno através de pequenas estratégias de marketing dentro das empresas.

Os testes foram bem simulados e consegui identificar muitos problemas que poderia ter quando lançasse o projeto. Fiz inúmeros relatórios e planos de ação para deixar meu plano de negócio menos intuitivo e mais real com dados coletados na prática.

Com esses testes pude entender mais do meu negócio e até conseguir um sócio, mas isso fica para o próximo post.

1-    Teste seu negócio e valide-o gastando poucos recursos. Faça um plano estratégico pensando grande, mas inicie com pequenas execuções que não gastem muito dinheiro. Essas respostas podem ajudar muito no caminho.

2-    Alie intuição e prática, mas não se esqueça de buscar conhecimento. Leia muitos livros, fique próximo de pessoas que passaram dificuldades parecidas e procure ter bons mentores.


3-    Escolha clientes que sejam bons de trabalhar em longo prazo, mas não queime todos os cartuchos na fase de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário