Um
dos principais problemas que identifiquei e aprendi com a SOUL foi que
microempresas não têm dinheiro para contratar consultoria e não tem tempo para
esperar resultados mais assertivos e de longo prazo.
A
gestão ainda é muito familiar e diferente das empresas familiares no mundo, no
Brasil esse termo é exemplo de desorganização e falta de métodos ou teorias.
Um
dos problemas que a Linkar tinha que se propor a resolver era o citado acima, e
resolvemos esse e outros problemas identificados e mencionados aqui no blog.
Até hoje, mesmo depois do tempo de testes e planejamento do negócio ele sofre
melhorias, mas posso dizer que mesmo no início, ele já tinha uma boa base para
solucionar esses problemas extras de comercialização.
Quando
o plano de negócios tomou sua primeira forma achei que deveria testar o
produto, foi quando iniciei a criação do blog, registro dos domínios e da marca
e preparei-me para comercializar.
Foi
uma atitude bem afoita assim como antes, só que dessa vez os erros que cometi
tinham foco e o resultado foi muito mais proveitoso para mim. Em uma próxima
história contarei como iniciei os testes da Linkar.
Dicas para empreendedores:
1-
Fique atento não só aos problemas que sua
empresa poderá resolver dos clientes, mas também os problemas que você poderá
encontrar para comercializar seu negócio.
2-
Por melhor que sua ideia seja ela precisa ser
vendida para seus clientes para a solução ser aprovada por quem realmente
importa. Se não tiver uma boa estratégia de comercialização poderá atrasar o
desenvolvimento do negócio.
3-
Os testes do negócio são importantes para
validar a ideia, mas não fique muito tempo testando, somente o necessário para
aparar as bordas desnecessárias.
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