quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Iniciativa Shell parte 2 - O Plano de Negócios

Na faculdade eu tinha aprendido de forma básica a desenvolver um plano de negócios. Com alguns conhecimentos adquiridos em cursos que fiz no Sebrae mais os aprendidos na faculdade fiz o plano de negócios da GriffdeRua. Hoje percebo que o plano era horrível.

Quando iniciei a fábrica de negócios no programa Iniciativa Jovem Shell fui informado que teria que montar um plano de negócios. Dessa vez, bem mais elaborado e levando em consideração todos os pontos necessários para seu negócio sobreviver ao inicio da operação. Também aprendi, com excelentes profissionais como perceber o mercado de forma mais madura e desenvolvendo estratégias de longo prazo.

Tivemos conhecimentos de marketing, finanças, gestão de pessoas, sustentabilidade e estratégia. Somados, esses conhecimentos foram importantes para o crescimento de qualquer empreendedor que participou do programa.

Graças ao programa Iniciativa Jovem Shell meus conhecimentos foram expandidos e aprendi a duras penas a planejar. Lembrando que desde quando comecei a empreender até o fim do programa, esse foi meu maior problema.

Agora mais maduro empresarialmente a cada dia sentia mais confiança em mim e menos no meu modelo de negócios, mas isso fica para o próximo post. Até mais!


Dica: Todo empreendedor deve conhecer a fundo seu negócio, se sua empresa for um modelo tradicional de negócios o plano de negócios é a melhor forma de ficar íntimo de sua empresa, já se sua empresa for uma startup, existem modelos mais rápidos e adaptados para esse segmento, como Canvas model

Nenhum comentário:

Postar um comentário