segunda-feira, 1 de julho de 2013

Conheça os diferentes estilos de liderança da AGETRANSP

Sempre fui bastante inquieto e ansioso e não foi diferente na AGETRANSP. Lá passei por diferentes setores, consegui conhecer muita gente e aprendi bastante coisa.

Meu primeiro chefe foi um dos conselheiros da Agência, eu era um funcionário do gabinete, cargo que era desejado por alguns que estavam lá. O serviço era mais administrativo, eles eram muito desorganizados para distribuir processos, as resoluções e documentos que eram recebidos ou feitos. Com isso minha função era organizar e acelerar a distribuição. Tinha uma função extra que se baseava em dar suporte à ouvidoria que sempre precisava de pessoas, devido à má gestão do Ouvidor e ao quantitativo.

O conselheiro era uma pessoa boa, mas um líder autoritário, as pessoas o temiam e comigo não era diferente, nunca tive um relacionamento com ele, tivemos poucas conversas e as que tivemos não eram agregadoras. Isso junto com outras coisas que aconteciam me fazia mal, literalmente, perdi qualidade de vida e volta e meia estava dentro de um consultório médico.

Eu já tinha resolvido todos os problemas de distribuição e organização dos documentos e as estagiárias já estavam conseguindo desenvolver todos os novos processos havíamos criado. Eu não me sentia mais útil, não tinha muito trabalho a fazer.

Fiquei nessa função durante dois anos até que o Ouvidor precisou de mais um funcionário definitivo e como eu já conhecia o trabalho, fui realocado para o setor. Quando cheguei lá descobri que eu além de atender clientes teria que fazer algumas funções acumuladas como os relatórios das concessionárias. Acredito que esse foi meu primeiro contato com a criação de relatórios estatísticos que hoje uso para auxiliar as tomadas de decisão no marketing.

Confesso que o clima na ouvidoria não era dos melhores e para completar o ouvidor, que era um líder mais liberal, começou a criar alguns problemas. Meu serviço estava todo feito e os relatórios atrasados já não existiam mais, só que além da ouvidoria eu também estava resolvendo algumas questões da agência relacionadas às licitações para serviços de comunicação, meu desempenho estava sendo elogiado em vários setores e ele não gostou muito disso e começou a dificultar em alguns pontos a minha vida dentro da agência.

No turno da tarde eu não tinha mesa para trabalhar na ouvidoria, então aproveitei a oportunidade e comecei a trabalhar no setor financeiro da agência. Tinha uma rotina pela manhã na ouvidoria e à tarde no financeiro.  O financeiro era um lugar muito bom de trabalhar, pessoas maravilhosas, trabalho mais desafiador, líderes servidores dispostos a conversar e ensinar.

Eu manifestava claramente meu interesse em ficar no financeiro, mas tinha que cumprir meus compromissos com a ouvidoria, até um dia em que a coisa tomou um rumo não muito bom.
O ouvidor e eu entramos em uma discussão, onde ele me fez um pedido absurdo e eu recusei, quando disse não, ele se exaltou e começou a gritar. Naquele momento minha vontade era de dar um murro na cara dele, mas me contive e só ouvi. A partir desse dia, eu fiquei só no financeiro e os superiores preferiram abafar o caso para não cair nos ouvidos do Conselheiro.

1-    As mudanças de setores me ajudaram a ficar menos acomodados.
2-    Em cada setor tive relacionamentos diferentes com a liderança o Conselheiro era um líder temido e autoritário, o Ouvidor era Liberal e não era respeitado e os líderes do financeiro eram servidores, companheiros e preocupados em ensinar.

3-    Em qualquer organização poderemos encontrar todo tipo de líder, eu me relacionei melhor com os altruístas, mas e você qual liderança você gostaria de ter. E se você é um líder qual tipo de liderança você exerce?

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