domingo, 24 de março de 2013

E se pintar aquela dúvida quando alguém te fizer uma proposta para Turquia?



   Empreendedores quando estão no início do negócio podem receber convites muito atraentes. Propostas que à primeira vista podem render um bom dinheiro, mas temos que tomar cuidado com esse tipo de oferta, pois elas podem nos tirar do foco e ao invés de dar lucro trazem problemas que podem atrasar seus objetivos. Sei que no início o dinheiro para tocar o negócio é curto e essas propostas acabam sendo irrecusáveis, mas cuidado para isso não ser um convite irrecusável para a Turquia.
   
Veja a continuação desse texto no site dos administradores.com
Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

domingo, 17 de março de 2013

A Megamatte


No final da faculdade tinha tirado algumas conclusões sobre meu curso e não queria mais dizer a ninguém que era formado em Gestão tecnológica para Indústria de Petróleo e Gás, não foi isso que aprendi, então usava Tecnólogo em Gestão Industrial. Termo que uso até hoje. Queria e gostava de administrar.

Assim que me formei, minha prima me chamou para ajudá-la na coordenação de sua empresa, uma franquia da Megamatte na Barra da Tijuca. Eu cheio de gás para usar tudo que aprendi, e até o momento estava só em teorias e em cases, topei.

 Fazia todas as funções administrativas e ajudava no salão da loja quando necessário. Ali sem experiência fui aprendendo por mim mesmo algumas coisas legais. E comecei a perceber que precisaria saber bem mais se quisesse ser um empreendedor. Como eu tinha que resolver tudo, sempre deixava algumas falhas ou perguntas sem resposta devido à inexperiência. Em contrapartida implementei alguns processos que não existiam. Mas existia muita coisa para ser corrigida que não tive pulso para fazer pela idade, falta de suporte e receio de cometer erros.

Na Megamatte realmente vi o que queria seguir, a administração, me apaixonei por planejar, organizar, dirigir e controlar. Via como os conceitos aplicados na prática podiam refletir no futuro de uma organização e achava isso lindo. Era importante tomar decisões estratégicas, pensar macro, influenciar pessoas. Então fui procurar me capacitar em cursos, palestras, workshops e boas leituras, antes de fazer outra faculdade.

Paralelo a essa experiência vivi a GriffdeRua, e nesse momento do blog vou contar algumas histórias sobre minha primeira empresa.

Mensagem aos Administradores!

Administradores façam o curso por que amam, não escolham o curso por falta de opção.

Hoje as faculdades não passam o real sentido das funções de um administrador, então você deve buscar esse conhecimento de várias outras formas.
Administrar é uma paixão que pode mudar o mundo. A qualidade do curso cai quando ele é escolhido por pessoas que queriam fazer outras coisas, mas não conseguiram, quando o mercado não sabe o papel do administrador, quando as faculdades não querem ou não recebem imposições regulamentadoras para levar o curso a sério. Então cabe a nós que amamos o que fazemos mostrar o real conceito de ser um administrador.


Boa Sorte!

E quando seus fornecedores resolvem te abandonar?


Sabe aqueles dias que você mata aula na faculdade para encontrar um cliente e ele te dá um bolo? Aí você chega a sua casa e percebe que faltou luz e você não vai conseguir terminar suas metas. No dia seguinte, já com luz, você continua sem internet que já está por mais de uma semana.  Para completar seu fornecedor, que se julga uma grande empresa, te entrega um serviço com defeito e não te dá nenhum suporte para resolver o problema. E para completar você descobre que o cara que escolheu para ser seu advogado pessoal não tem a OAB. Maus dias...

Problemas assim podem acontecer na vida de qualquer pessoa, mas talvez isso seja só um teste para você não desistir de suas metas e seus objetivos. São esses dias em que você tem que se superar e tentar arrancar algo de bom. Para isso, existe uma palavra chamada planejamento. Serve para longo, médio e curto prazo. Sem ele em uma situação dessas, você provavelmente iria pirar.

Muitas pessoas não sabem o que fazer por falta de planejamento. Você deve planejar seus dias, seus meses e seu ano, para fazer escolhas pensadas e não atrasar mais seus projetos e metas.

Se você é um empreendedor, eu o aconselho ter um bom planejamento estratégico da sua empresa e segui-lo a risca, sempre tendo atividades que possa fazer quando estiver em uma situação como a citada. Se não for planeje metas para alcançar em sua vida: maiores salários, outros cargos, outro emprego, cursos... Pegue sempre coisas que vão tomar mais tempo em seus meses e pense primeiro.

Com suas metas de longo prazo prontas vamos às de médio e curto prazo. Que são as metas usadas para realizar as de longo prazo. Essas metas normalmente são diárias, então para isso tenha uma agenda.  Sempre no domingo escreva na agenda seu planejamento semanal e durante os dias adicione as outras tarefas e compromissos que surgirão. Dessa forma você conseguirá lidar muito melhor com os problemas que aparecem.

É importante saber que todo planejamento traz problemas, então você deve controlar, organizar, dirigir e replanejar se for necessário. É muito importante que monte alguns cenários, são os diferentes rumos que o planejamento pode tomar. Esses cenários são montados para cada planejamento de longo prazo. Ajudam a ter as melhores escolhas, caso o planejamento tome outro rumo.

Abaixo segue um fluxo que também aconselho que seja feito, pois ajuda a visualizar melhor seus planos.


Fazendo dessa forma você conseguirá cumprir todas as suas metas, inclusive as mais famosas do começo do ano.

Só para constar nesse dia fechei um cliente muito importante para o planejamento da empresa.

domingo, 10 de março de 2013

Predictable Advertising


Autor: Dr. Leland Benton

É um bom livro para entender as coisas que passam em nossa cabeça. E entender o porquê de acontecimentos que muitas vezes não sabemos explicar. Para isso o autor precisa fazer alguns confrontos que mostram como obter o controle de nossa mente.

No Primeiro capítulo ele usa a ciência e a religião para confrontar as verdades existentes e diz que existem várias verdades para várias pessoas, explicando a diferença entre elas. Mostra que nossos desejos e crenças podem fazer com que nosso subconsciente crie oportunidades para realiza-los. Trata também sobre nossos sentidos e como vemos o que estamos acostumados por causa de nossas experiências.

            No segundo capítulo ele foca na visão que junto com a audição são nossos sentidos mais importantes. Mostra como filtramos nossa visão, como ela nos ajuda a ter foco. Ele ainda nos ajuda a treinar nossa visão para que ela não nos engane. Esse capítulo nos ajuda até, a controlar nosso sono.

No terceiro capítulo ele fala sobre a audição e as diferenças entre ouvir e escutar mostra que também grande parte de nossa compreensão vem do que nós escutamos, e como falta de foco atrapalha nosso entendimento. Nos ajuda na arte de nos comunicarmos e disponibiliza algumas chaves para que isso ocorra da melhor forma.

            No quarto ele trata sobre nossa mente e objetivos. Volta a falar dos nossos sentidos, desejos e intelectos. Trata sobre as diferenças entre os gêneros. Os estímulos que mais nos afetam, têm uma relevância maior nesse capitulo. A diferença entre sonhadores e visionários, ver para crer e crer para ver.

            Depois de todos estes ensinamentos sobre controle de consciência e subconsciência ele começa a falar de marketing e como o uso da ferramenta publicidade pode ser usada para distrair a mente e impulsionar o consumo. No capitulo cinco é a vez do marketing de distração, técnicas corretas e incorretas que pessoas e empresas usam para estimular o consumo de seus produtos.

            No sexto capitulo o foco é a prosperidade vista de uma forma errada. Como nós somos dependentes do consumo, como nosso medo nos faz tomarmos atitudes não planejadas e como o mercado e principalmente o marketing se aproveita desta situação.
            
            O sétimo e ultimo capitulo resume como a publicidade deve ser feita. Depois de todas as lições fica mais simples conduzir as pessoas a consumirem. Mostra também algumas diferenças nas campanhas para homens e para mulheres.

Ele dá alguns presentes para os leitores, começa com uma lista de livros para que ele já leu e disponibiliza para serem baixados, depois alguns sites para que você possa visitar.

Esse livro não tem versão disponível em português, e você o encontra gratuitamente na amazon.com.



Fonte da Foto: Clique Aqui

Procurando Emprego!


Procurar um emprego. Na faculdade esse foi o período mais difícil.
           
Tudo começou a vir contra nós universitários, começando pela falta de experiência e escolha do curso, há cinco anos poucas empresas davam oportunidades para jovens que estavam para se formar. Também a falta de reconhecimento do curso não ajudava. Formei-me em Gestão para Indústria de Petróleo e Gás, curso da moda, só que muito recente e não aceito no mercado e nem pelo MEC. Uma pena que só fomos saber disso próximo do fim da faculdade.
            Procura não faltou, recebia 100 emails diários sobre vagas em todas as áreas, fui às feiras do setor, mandei currículos para conhecidos e até viajei para Macaé com o pai de um amigo para bater de porta em porta deixando currículo, mas eles nem me recebiam, o mercado não era tão hospitaleiro como era informado na mídia, principalmente para quem tinha dezoito anos com uma única experiência de estágio e um diploma fajuto em mãos. Eu estava perdido!
Dentro de mim reconhecia que não era isso que eu queria, não me esforcei ao máximo, e ainda menos quando voltei da tal “viagem ao centro do petróleo”. Aquilo não me animava mais, eu gostava muito mais das matérias de administração principalmente as voltadas para marketing, liderança e logística. Era isso que queria seguir. Chamava-me muita atenção à possibilidade de ser empreendedor. Só que com um mundo de dinheiro jorrando da terra, fui chamado de louco, quando quis seguir outro caminho. Mesmo assim eu fui, mas isso fica para a próxima história.

Lembro a primeira vez que ouvi a palavra e a definição de empreendedorismo, fiquei apaixonado. Dentro de mim já tinha me definido, só faltava desbravar o mundo.


Uma das decisões mais difíceis para um jovem é escolher qual carreira seguir. Nesse momento muitas pessoas criam expectativas sobre sua vida e esperam ter retorno do investimento que tiveram. Cuidado com os fatores externos, não os deixe inibir aquilo que ama. Deixe-se ter a possibilidade de escolher e se estiver errado preocupe-se com errar rápido, identificar e corrigir a tempo.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Um ambulante na Faculdade



Com dezesseis anos comecei a faculdade, lembro-me como se fosse hoje quando entrei naquele mundo completamente diferente de tudo que tinha vivido. Fiquei vislumbrado com tudo, até o cheirinho de café da fábrica ao lado. Era um dia chuvoso e estava tão orgulhoso, que naquele dia decidi tentar corrigir minha postura curvada, sem muito sucesso até hoje. Só que naquele dia minha maior preocupação não foi minha postura e sim tentar não ser visto entrando no carro do meu pai que era muito velho e feio, coisas da idade.

Em meu primeiro dia de aula, deparei com algumas figuras interessantes. Mas o que mais me chamou a atenção foi o estilo de se vestir e de falar de dois colegas, Renan e Rafael. Eu queria ter a coragem de usar uma calça jeans com chinelos havaianas brancos e falar igual a eles. Tentei me enturmar e comecei a jogar sueca, futebol, beber e frequentar micaretas, tudo isso para ficar com o grupo dos descolados. Consegui me dar bem com eles, mas tanto eu quanto eles sabíamos que não pertencia àquele grupo.

Alguns dias depois entrou um aluno novo, Flaviano, eu acabei apresentando-o as aulas e as pessoas, com isso acabamos ficando amigos, tão amigos que as pessoas achavam que nós éramos irmãos.

Meu primeiro período foi de muita farra e pouco estudo, então eu reprovei em duas matérias. Isso me deixou chateado demais e minha mãe, em mais uma tentativa de me criar responsabilidade, disse que teria que ajudar mais na estamparia ou arrumar um emprego. Foi então que começou meu período de aluno-ambulante. Depois da reprovação comecei a vender perfumes e mais adiante alguns apartamentos. Mas o que realmente poderia ter me dado dinheiro durante toda faculdade foram as camisas que comecei a vender no primeiro período.

Todos os alunos da minha sala queriam camisas do curso, então conversei com meu pai e ele topou fazê-las. Com um investimento inicial pequeno, para comprar as amostras e pagar a arte, comecei a fazer encomendas. As camisas tinham quatro cores diferentes, as pessoas escolhiam me davam um sinal e eu as fazia. Após a produção eu entregava e recebia a segunda parte. Com isso fiquei amigo dos professores e eles começaram a me indicar para outras turmas. Tive durante seis meses uma boa fonte de renda que me ajudou a pagar cópias, farras, passagens, lanches e sobrar alguma reserva para as matérias que fiquei reprovado. Tive também as primeiras noções de controle de recursos, como cobrar, pagar fornecedores em dia e controlar o dinheiro que é recebido.

Ali eu já estava confiante e com algum dinheiro. Cada vez mais conhecia novas turmas e fazia as camisas deles. Só que não fui único por muito tempo e então começaram a aparecer, o que nas leis de Porter chamamos de Novos Entrantes. Neste caso empresas já consolidadas que descobriram o mercado universitário. Então essas empresas foram fatiando o mercado, mas eu, ao invés de renovar não tive força para continuar, não tinha experiência para concorrer com empresas já consolidadas.

1.    Fique atento ao mercado, preste atenção em todas as suas chances de insucesso.
2.    Analise o seu cliente, fornecedor, concorrentes, novos entrantes e empresas ou produtos que podem substituir seu produto ou serviço. (As 5 forças de Porter).
3.    Analise suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades (Análise SWOT).
4.    Inovação nos negócios para se manter no topo.
5.    Tenha um bom controle de recursos, aprenda a administrar seu dinheiro.
6.   Esteja preparado para o sucesso!

Quanto melhor forem suas análises estratégicas do negócio, mais você irá reduzir os erros.










          Passei muitas histórias com várias pessoas, tive tantos amigos que se eu disser tudo o que passei com eles, teria que criar um blog só para as histórias da faculdade. Então agradeço a todos que passaram esses momentos comigo.