terça-feira, 29 de julho de 2014

As diferenças entre o marketing direto e o marketing de relacionamento

Você sabe as principais diferenças entre as técnicas de marketing direto e marketing de relacionamento?

Atualmente existem inúmeras empresas que tem sucesso em ambas as técnicas, mas no Brasil essa prática ainda é pouco aplicada se comparada com o restante do mundo. No post da coluna no Blog CRM Zen eu trago algumas diferenças que podem te ajudar a entender melhor ambas e aplicá-las em sua empresa. Não perca a coluna no Blog CRM Zen



Receba todo conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: clique aqui 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

1822

Outro livro do Laurentino Gomes, dessa vez falando da história do Brasil no período da independência brasileira. Também uma excelente obra que mostra nossa realidade e nossa história estudada a fundo.


terça-feira, 22 de julho de 2014

Novo sócio e novas soluções, e novos problemas – parte 1.


Depois de iniciar as vendas comecei a conversar com um rapaz, que foi professor de um dos sócios da SOUL. Já havíamos conversado algumas vezes para ele suprir alguns serviços que não dávamos conta, mas nunca tínhamos trabalhado juntos.

Comecei conversando com ele a fim de pesquisar orçamento para o desenvolvimento do projeto. Só que a conversa, aos poucos, foi tomando um rumo diferente e acabamos o assunto falando de sociedade.

Ele queria empreender já havia algum tempo e tinha as qualificações necessárias para tocar a LINKAR. Segundo seu currículo e as experiências que ele mostrava ter seria a solução ideal para o momento da empresa.

Começamos muito bem, ele realmente mostrava excelentes performances no design. Criou a logo da LINKAR e algumas peças muito bonitas e eficientes. Além disso, ele organizou os prazos, trabalhos e os processos de design. Parecia ser um sinal que dessa vez estávamos trabalhando muito bem.

Ele era design e programador, por isso, também faria todo o site e o sistema. Eu tinha encontrado todas as habilidades que não tinha em apenas uma pessoa. Uma combinação perfeita que seria excelente para os dois, mas como você leu no título novos problemas também surgiram, ou você acha que seria as mil maravilhas?

Ter sócio é muito importante e agregador para o futuro de qualquer organização, mas como em qualquer relacionamento tudo que é bom carrega algo de ruim. Não cometi os erros em escolher muitas pessoas como fiz na SOUL, mas passei por experiências que ainda não tinha vivido e me fizeram crescer ainda mais.

1-    Entenda bem quais são as necessidades do seu projeto antes de escolher um sócio.
2-    Procure pessoas que possam suprir suas deficiências.

3-    Você nem sempre encontrará a pessoa ideal, mas pesquise bem. Procure ter referências de projetos que seu sócio desenvolveu ou participou, pessoas com quem trabalhou e qualquer outra informação que julgue necessária para uma longa parceria.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

1808

Hoje o livro que eu recomendo fala muito bem sobre a história do nosso país. Uma reflexão interessante sobre a formação do nosso país. O título do livro é 1808 e foi escrito pelo Laurentino Gomes.


O que mais me chamou atenção foram os relatos sobre o comportamento do nosso povo, principalmente o do povo carioca, que desde a descoberta parece que não mudamos quase nada. Vale muito a pena a leitura para que você possa ter um olhar mais crítico com as situações que acontecem hoje.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Início das vendas na Linkar

Quando terminei o MVP ele parecia um Frankenstein, um blog com formulários de google docs e tudo de pré-pronto  que encontrava na internet. Eu não sabia programar, mas minha ansiedade e inexperiência com esse novo projeto me dizia que eu precisava lançar os testes.

Hoje não me arrependo. Mesmo tendo muito trabalho e nenhum retorno financeiro pude me preparar ainda mais para o meu projeto e me tornar mais capacitado para o que estava por vir.

Eu comecei a captar possíveis clientes, dessa vez sozinho, sem ter sócios ou parceiros. Consegui alguns clientes de teste e alguns bons resultados, nada de extraordinário, mas para o baixo investimento até que organicamente batíamos boas metas.

 Vendendo de porta em porta recebi não de várias empresas, mesmo sendo um serviço inicialmente gratuito. Muitas marcas não queriam se associar, mas com muita insistência consegui 20 empresas para iniciar os testes.

A partir daí foi começar a cadastrar as pessoas e preparar terreno através de pequenas estratégias de marketing dentro das empresas.

Os testes foram bem simulados e consegui identificar muitos problemas que poderia ter quando lançasse o projeto. Fiz inúmeros relatórios e planos de ação para deixar meu plano de negócio menos intuitivo e mais real com dados coletados na prática.

Com esses testes pude entender mais do meu negócio e até conseguir um sócio, mas isso fica para o próximo post.

1-    Teste seu negócio e valide-o gastando poucos recursos. Faça um plano estratégico pensando grande, mas inicie com pequenas execuções que não gastem muito dinheiro. Essas respostas podem ajudar muito no caminho.

2-    Alie intuição e prática, mas não se esqueça de buscar conhecimento. Leia muitos livros, fique próximo de pessoas que passaram dificuldades parecidas e procure ter bons mentores.


3-    Escolha clientes que sejam bons de trabalhar em longo prazo, mas não queime todos os cartuchos na fase de testes.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Respostas rápidas em marketing direto

Hoje o livro que eu indico para os aficionados em marketing é: Respostas Rápidas em Marketing Direto. Ele foi escrito por Lois K. Geller e aborda as inúmeras táticas desenvolvidas para que você possa melhorar o marketing direto da sua empresa.


Tem uma pegada parecida com o Bom Senso no Marketing Direto do Bird, que compartilhei há algum tempo, mas se você aceitar mais uma dica. Leia-o depois do livro do Bird, sua compreensão será muito maior e poderá melhorar seus resultados.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha do Brasil e Alemanha.

Uma visão sobre o jogo que talvez não passe na televisão, mas sei que tem mais gente que pensa assim. Brasil com a realidade ruim em todos os outros pontos, não poderia demorar para acontecer no futebol.

Acorda Brasil!



Os 5S aplicados na Copa do Mundo

Olá amigos, como vão?

Hoje escrevi um texto para o site Administradores.com. Nele eu falo sobre o comportamento da torcida japonesa na Copa do Mundo. Você sabia este habito foi inserido na cultura japonesa há muito tempo, então, após a Segunda Guerra e com a ajuda de consultores americanos esse hábito se transformou em uma técnica empresarial que tem como objetivo criar um ambiente de qualidade total nas organizações.

Quer entender melhor o que é essa técnica? Então não deixe de acompanhar   esse post no site dos Administradores.com

Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Marketing de relacionamento

Mais um excelente livro sobre marketing de relacionamento. Esse foi escrito por Regis McKenna, consultor renomado de marketing de relacionamento com forte atuação no foco do empreendedorismo no Vale do Silício.


Recomendadíssimo a leitura!


terça-feira, 1 de julho de 2014

Como era o marketing antes de se tornar essa loucura que é hoje?


Como o marketing era feito no passado? Quais eram suas principais técnicas? 4 P's de marketing, marketing de guerrilha, nada disso existia no marketing formal, principalmente antes da revolução industrial. No passado o que comandava o marketing era o relacionamento com o cliente. 

E é sobre essa técnica que falo na minha coluna no blog CRM Zen. Talvez essa seja a saída para as pequenas empresas competirem nesse mercado sangrento. 

Veja o artigo completo no blog: CRM Zen


Receba conteúdo sobre o mundo do marketing direto e de relacionamento: http://eepurl.com/UXKSX