quarta-feira, 3 de abril de 2013

GriffdeRua o começo...


        Em um dia fazendo um serviço para meu pai na estamparia, meu amigo Rafael e eu conversávamos sobre montar um negócio. Depois de muito papo resolvemos abrir uma grife. Já tínhamos todo maquinário e meu pai tinha o sonho de montar uma marca chamada GriffdeRua, então usamos as máquinas e o nome para iniciar.

           Rafael disse que precisaria de um tempo para juntar dinheiro e enquanto ele juntava eu estudava para poder administrar a empresa. Estávamos fazendo tudo em segredo e combinamos só contar para meu pai depois de ter o dinheiro para abrir o negócio.

       Isso tinha se tornado nosso maior sonho e embalava todos os nossos papos. Nós estávamos muito empolgados com a ideia de sermos empresários.

Antes de começarmos a empresa minha família viajou para Angra dos Reis, lá ficamos em uma praia quase deserta, pequena e aconchegante. Foi à água mais cristalina que vi em uma praia no Rio de Janeiro. Enquanto estava no mar pisei em algo rígido e quando peguei a peça era uma espécie de escudo marinho, a coisa mais linda que vi naquele mar. O logotipo da empresa foi definido por esse escudo e feito pelo melhor designer que já existiu, Deus. Fiquei muito feliz e fui comemorar com meu pai sem ele saber de toda a história ou sobre o que estava comemorando, mesmo assim ficou encantado com a peça.


Naquela altura sempre que podíamos meu pai e eu falávamos sobre o futuro das máquinas e da estamparia. Como a empresa já não estava a todo vapor, ele e minha mãe pensavam em vendê-las. Até que uma vez meu pai estava muito preocupado com as contas colocou na cabeça que iria vender tudo. Eu me desesperei e fui falar com o Rafael, ele até o momento tinha juntado aproximadamente quatro mil reais e mesmo sabendo que esse dinheiro não seria suficiente cedemos à pressão de perder tudo e fomos falar com meu Pai. Ele ouviu tudo e topou, ali começou a GriffdeRua.

1- Poderíamos ter esperado ter o capital inicial necessário para abrir o negócio. Como não havíamos feito planejamento inicial algum acabamos sedendo a pressão de iniciar o negócio de forma rápida.

2- A falta de competência administrativa que eu tinha também foi determinante para o futuro do negócio.

3- O plano de negócios deve ser desenvolvido para iniciar qualquer empresa. Nesse caso poderíamos ter o principal, que nos ajudaria a crescer: foco da marca no mercado, valor do investimento inicial, custos, formas de comercialização, análises mercadológicas. 


Veja mais fotos aqui: Fotos GriffdeRua

Nenhum comentário:

Postar um comentário