Quando lançamos nossa primeira coleção ficamos muito felizes,
mesmo com algumas peças com problemas de costura as camisas ficaram muito bonitas. Essas camisas eram aguardadas com muita ansiedade por todos os sócios. Pensamos em todos os detalhes, das
etiquetas as artes, cuidamos de todo processo de criação, produção e venda da
coleção. Quando saiu ficamos muito felizes e vendemos bem.
Nesse momento eu estava em uma situação que chamo de: "empreendedorismo
por empolgação". Essa fase do empreendedor é aquela que ele está tão autoconfiante que mete os
pés pelas mãos, aceita qualquer condição e é multifuncional em seu negócio. Não ouve as pessoas e
encara todos os problemas achando que vai resolver todos eles, mesmo sem
planejamento. Esse é um período que muitos empreendedores passam no começo de
sua carreira.
Enquanto estávamos vendendo a primeira coleção tivemos um convite
para fazer um desfile e promover nossa marca, então fugimos do nosso
planejamento que era de fazer a segunda coleção só com camisas masculinas. E fizemos roupa surf
feminina, acessórios, sungas, bermudas masculinas, aumentamos a produção de camisas
e fizemos até sandália.
Montamos também um stand de quase 5 m² todo a mão. E para fazer isso tudo precisávamos de mais dinheiro e não tínhamos, então fiz um empréstimo no banco e começamos a pegar serviços de camisas promocionais e de outras marcas para conseguir pagar tudo. Não estávamos preparados para isso, então contratamos mais dois funcionários. E um problema antigo que incomodava meu pai que era a fábrica ser no mesmo local que a minha residência, então alugamos um galpão.Com isso tudo que fizemos, os custos fixos aumentaram muito e a carga de trabalho também, mas não víamos dinheiro e só nos endividamos.
Montamos também um stand de quase 5 m² todo a mão. E para fazer isso tudo precisávamos de mais dinheiro e não tínhamos, então fiz um empréstimo no banco e começamos a pegar serviços de camisas promocionais e de outras marcas para conseguir pagar tudo. Não estávamos preparados para isso, então contratamos mais dois funcionários. E um problema antigo que incomodava meu pai que era a fábrica ser no mesmo local que a minha residência, então alugamos um galpão.Com isso tudo que fizemos, os custos fixos aumentaram muito e a carga de trabalho também, mas não víamos dinheiro e só nos endividamos.
E quando chegou o dia do desfile e estávamos com a produção no laço, tudo ficou pronto muito em cima viramos noites trabalhando. Tudo estava indo bem até ligarmos para a costureira das camisas. Ela teve um problema de saúde e não tinha nenhuma camisa pronta, nem nos ligou para avisar. Ficamos desesperados e quase desistimos de tudo, mas como nenhum dos três desistia fácil fomos para o desfile com camisas da coleção passada. Pensamos que venderíamos muito, mas não vendemos nem R$ 200,00, financeiramente o desfile foi um fracasso, mas foi uma divulgação e mídia bem legal. Vimos que conseguíamos fazer tudo com força de vontade. O principal problema foi a falta de planejamento para o evento.
1- Só agarre as supostas oportunidades que aparecerem para seu negócio se sua base estiver bem planejada, se você estiver total controle de todos os seus custos, volume de produção e de venda. As oportunidades não podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio principal ou das operações cotidianas da sua empresa.
2- Para uma oportunidade realmente ser boa avalie o custo do risco da mesma. Avalie quanto tempo ela poderá tomar, quanto dinheiro precisará ser investido e qual o retorno terá sobre o investimento. Assim poderá saber se esse negócio é realmente bom ou não.
Confira as fotos aqui: Fotos GriffdeRua
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