terça-feira, 22 de abril de 2014

O início da LINKAR

Com o fim da Soul pude me dedicar ao meu novo modelo de negócios, a LINKAR. Eu tinha retirado a LINKAR de um projeto dentro da revista que a SOUL lançou. Esse projeto iria beneficiar os leitores com descontos em todas as empresas que possuíssem, em seu anúncio, a logo em marca d’água da revista.

Funcionava assim: as empresas que tivessem essa marca davam descontos para os clientes que levassem a revista ou o anúncio na loja.

Quando, com a ajuda dos professores da Shell, vi que não conseguiria seguir adiante com a SOUL, essa era a melhor ideia que eu tinha para um modelo de negócios.

Analisei tudo que tinha feito de errado e vi como essa ideia poderia funcionar sem a revista. Depois de algumas pesquisas identifiquei os problemas que os sites de compras coletivas estavam gerando para seus clientes. Alei isto a minha vontade de melhorar o relacionamento das empresas com seus clientes e decidi que iria desenvolver um modelo de negócios para consertar os erros desses sites. Aumentando o relacionamento entre empresas e seus consumidores.

Planejei tudo focado no erro desses sites e tive que em tempo recorde montar o plano de negócios para apresentação da banca na Shell. Mesmo sabendo que não iria conseguir quis participar para pegar experiência de banca. O feedback que tive dos avaliadores foi eu falava muito bem, mas meu plano não estava tão bom.

Sai de lá determinado a acertar todos os erros e transformar a LINKAR em um negócio viável. Sabia que não tinha tanta experiência e conhecimento sobre o assunto e que dessa vez precisava estudar mais.

Isso deu um pouco mais certo do que na SOUL, pois realmente estudei mais antes de lançar a empresa, mas minha ansiedade ainda era muito grande e acabei cometendo novos erros.

Dicas:

Empreendedor, sempre é muito importante executar seu negócio, mas você precisa dedicar um tempo para pensar nas estratégias e no próprio modelo de negócios que pretende lançar.
Minimize as chances dos erros que podem surgir na caminhada, crie cenários e explore todas as alternativas que tem para planejar seu negócio. Algumas ferramentas rápidas para te ajudar nisso são o 5W2H, Canvas, Diagrama de Ishikawa.

Veja tudo que é primordial para que seu negócio funcione e descubra se você é capaz de montar um MVP com esses itens. Se sim pode ser um bom momento para começar a executar.

Não pense que existe padrão ou tempo para planejar ou executar, isto dependerá muito da sua expertise sobre o assunto, sua viabilidade técnica e financeira, suas experiências, sua personalidade e seu foco.


Tenha um bom dia!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O fim e o recomeço

Com todos os problemas que aconteciam na SOUL a melhor forma de consertar seria terminar. Nesse momento só restávamos o design e eu.

A motivação de ambos tinha acabado e já havíamos conversado sobre o fim da empresa, então como os últimos sócios nós decidimos parar. Resolvemos que precisaríamos trabalhar e tocar nossos projetos pessoais, tudo em comum acordo. Ali foi o fim e o começo de uma nova jornada.

Eu conversei com ele sobre meu novo projeto e ele ainda me ajudou a criar a primeira logo da LINKAR, ao mesmo tempo em que ele já havia visto outro lugar para trabalhar.

Esse fim tão conturbado por erros, omissões, falta de planejamento, entre muitos outros problemas tirou um peso enorme das minhas costas, mas me deixou uma ferida no ego. Principalmente por não ter ouvido muitas pessoas que me alertavam dos erros e riscos que estava cometendo dentro da SOUL.

Como dizem hoje erre rápido e erre barato, não foi o que aconteceu no meu caso. Errei durante um ano e com custos altos para meu patamar na época.
  
          Todos os posts da SOUL poderão te ajudar a tomar certos cuidados ao empreender não deixe de lê-los.

Vamos às dicas:

Planeje muito bem seu projeto. Não monte uma empresa no impulso, pois você não conseguirá ter uma visão macro dos erros cometidos e fugirá do foco inicial do projeto.

Chame sócios que irão somar as suas qualidades, não seja ansioso nesse momento você pode se arrepender amargamente de más escolhas.

Defina muito bem os produtos e serviços da sua empresa e os processos que precisam ser feitos para desenvolvê-los.


Não tenha medo ou pena de abandonar seu projeto (pivotar) quando ele estiver indo mal.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Empreendedor ou Executivo

Esse livro conta a história de alguns empreendedores e executivos do Brasil, todos eles com muito valor em suas profissões e mudando seu destino com características parecidas, determinação e coragem.

Essas histórias também nos mostram as vantagens e desvantagens dos dois lados do negócio.


Vale a leitura!