sábado, 15 de setembro de 2012

Empresas e o relacionamento com o cliente



Quando começamos uma empresa, nós nunca vamos saber exatamente o que vai acontecer, mas podemos nos preparar através de um Plano de Negócios. Além de estruturas financeiras e organizacionais, nele você deve inserir informações sobre como você vai promover seus produtos, ou como você vai atender seu cliente. E é justamente o atendimento ao cliente que tem causado problemas para algumas empresas.


Na semana passada acompanhei o caso dos xingamentos que a loja fez a uma consumidora, que foi divulgado em todos os meios de veiculação possíveis. A conclusão que tenho é que as pessoas precisam se preparar bem mais antes de abrir um negócio.


As mídias sociais estão cada vez mais fortes  influenciando o consumidor no momento da compra, então temos que saber nos relacionar com nosso cliente de uma forma excelente, devemos ter o maior número de informações sobre ele, para dar um atendimento condizente a cada um.


Quando temos um problema com o consumidor, não importa se foi um funcionário ou uma empresa contratada que se relacionou com ele, o nome que está em jogo é o da sua empresa. Por isso, na hora de contratar uma empresa para cuidar do relacionamento com o cliente, pesquise sobre ela, visite, converse com mais de uma pessoa da empresa, pesquise os clientes. Assim você terá informações mais concretas na hora de contratar a empresa que vai se relacionar com seus clientes na internet. Depois de contratada passe para a empresa a essência de seu negócio, produtos, como é seu atendimento na loja, como você pretende ser visto na internet, tudo isso vai ajudar na hora da empresa montar seu editorial de relacionamento online. O mesmo serve se você for contratar um funcionário para fazer esse serviço. Depois de todas as pesquisas sobre o funcionário, treine-o para o serviço. 


Obtenha um CRM (Customer Relationship Management), onde você pode colocar informações do cliente que vão além dos dados cadastrais, como produtos que ele mais compra, qual o número da mesa que ele gosta de sentar, frequência dele em sua loja. Com essas informações você tem um poder de venda muito grande para usar a favor do bom relacionamento.


Muitas empresas no Brasil ainda engatinham na hora de se relacionar com seu cliente, principalmente nas redes sociais, por isso, quando você for abrir um negócio insira a forma de relacionamento com seu cliente no Plano de Negócios, isso vai te ajudar a traçar planos e formas eficientes na hora que seu negócio estiver aberto.





Jorge Eduardo Barbosa do Nascimento @jeduardosoul


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