Quando começamos uma
empresa, nós nunca vamos saber exatamente o que vai acontecer, mas podemos nos
preparar através de um Plano de Negócios. Além de estruturas financeiras e
organizacionais, nele você deve inserir informações sobre como você vai promover
seus produtos, ou como você vai atender seu cliente. E é justamente o atendimento ao cliente que tem causado
problemas para algumas empresas.
Na semana passada
acompanhei o caso dos xingamentos que a loja fez a uma consumidora, que foi
divulgado em todos os meios de veiculação possíveis. A conclusão que tenho é que as pessoas precisam se
preparar bem mais antes de abrir um negócio.
As mídias sociais estão
cada vez mais fortes influenciando o consumidor no momento da compra,
então temos que saber nos relacionar com nosso cliente de uma forma excelente,
devemos ter o maior número de informações sobre ele, para dar um atendimento
condizente a cada um.
Quando temos um problema
com o consumidor, não importa se foi um funcionário ou uma empresa contratada
que se relacionou com ele, o nome que está em jogo é o da sua empresa. Por isso, na hora de contratar uma empresa para cuidar do relacionamento com o cliente, pesquise sobre ela, visite, converse com mais
de uma pessoa da empresa, pesquise os clientes. Assim você terá informações
mais concretas na hora de contratar a empresa que vai se relacionar com seus
clientes na internet. Depois de contratada passe para a empresa a essência de
seu negócio, produtos, como é seu atendimento na loja, como você pretende ser
visto na internet, tudo isso vai ajudar na hora da empresa montar seu editorial
de relacionamento online. O mesmo serve se você for contratar um funcionário
para fazer esse serviço. Depois de todas as pesquisas sobre o funcionário,
treine-o para o serviço.
Obtenha um CRM (Customer
Relationship Management), onde você pode colocar informações do cliente que
vão além dos dados cadastrais, como produtos que ele mais compra, qual o número
da mesa que ele gosta de sentar, frequência dele em sua loja. Com essas
informações você tem um poder de venda muito grande para usar a favor do bom
relacionamento.
Muitas empresas no Brasil ainda
engatinham na hora de se relacionar com seu cliente, principalmente nas redes
sociais, por isso, quando você for abrir um negócio insira a forma de
relacionamento com seu cliente no Plano de Negócios, isso vai te ajudar a
traçar planos e formas eficientes na hora que seu negócio estiver aberto.
Para quem quiser
acompanhar o caso segue um dos links:http://economia.ig.com.br/empresas/2012-09-11/depois-de-xingar-cliente-de-vagabunda-visou-pede-desculpas-publicamente.html
Jorge Eduardo Barbosa do
Nascimento @jeduardosoul
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