quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Saia da sua zona de conforto e leia esse texto!

Saiu meu post sobre as manifestações, #vemprárua, no site dos administradores.com
O Brasil está precisando de uma limpa na consciência corrupta das pessoas. A corrupção é aprendida em qualquer lugar e qualquer idade. E essa prática atrapalha o desenvolvimento da sociedade e consequentemente o do país.

#Acorda Brasil.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Canvas

Para o empreendedor que ainda não desenvolveu seu Canvas segue a dica do livro desenvolvido pelos criadores do Modelo. O livro é o Business Model Generation dará todas as informações importantes para que você empreendedor possa desenvolver seu Business Model.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como não errar com sócios ou funcionários

Logo depois da saída do sócio da rádio nós esfriamos, com muitas brigas, incompetência, falta de planejamento, discussões e desconfianças nós fomos destruindo a SOUL.
Quando a poeira baixou descobri que um dos sócios tinha mentido em vários momentos sobre várias coisas durante o funcionamento da empresa.

Desde que eu estava na GriffdeRua esse rapaz queria ser meu sócio, sempre tentava ficar próximo de algum jeito. Então quando sai da AGETRANSP e quis montar a SOUL ele percebeu o momento e se ofereceu novamente. Ele já tinha filho e eu não queria que ele largasse o emprego, mas ao mesmo tempo precisava de uma pessoa fixa vendendo comigo. Então ele quis encostar-se ao INSS para ficar na SOUL e largou o trabalho, mas não conseguiu receber pelo INSS.

Ele era minha principal preocupação e sabia disso, minhas tentativas loucas de ganhar dinheiro era muito pensando no filho que ele teria que sustentar, não poderia deixá-lo sem dinheiro, eu me sentia responsável pelo filho e por ele estar trabalhando na SOUL. Sabendo disso sempre que podia usava para cobrar resultados.

Como conseguir resultados se não trabalhávamos pensando em longo prazo? Tínhamos que resolver e pegar qualquer serviço que desse dinheiro, mesmo sem planejar e sem saber fazer. A maioria das vezes esses serviços se tornavam prejuízos e os resultados não vinham. A pressão de não ter dinheiro para pagar as contas só aumentava e qualquer coisa que ele falava em relação a dinheiro, por menor que fosse, me pilhava muito.

Meu vizinho em muitos momentos falava que veio para a SOUL pensando que teria resultados rápidos. Tentava fazer eu me sentir como se tivesse o obrigado a trabalhar comigo, e eu me sentia assim.

Então quando a parceria da SOUL e da rádio acabou, eu descobri que ele não tinha perdido o emprego como havia dito. Liguei para empresa e ele ainda estava no quadro de funcionários só que afastado pelo INSS.

Sabendo disso, e que a SOUL iria acabar, quis também terminar nossa parceria, que foi muito difícil, pois ele tentou de todas as maneiras continuar na SOUL e negava tudo que eu havia descoberto.

Por fim meu vizinho saiu, mas essa história pode nos trazer algumas lições para tomarmos cuidado no momento de escolher sócios ou funcionários:


  • Quando você têm funcionários, a vida deles também é responsabilidade sua, os filhos e esposas deles contam indiretamente com você. Então planeje muito bem suas finanças antes de contratar um funcionário.



  • A burocracia e a falta de avanço do Brasil em relação ao empreendedorismo dificultam a contratação de mão de obra, principalmente pelos altos custos de se ter um funcionário no país.



  • Antes de escolher seu sócio pense como ele pode agregar para seu negócio, o que ele irá conseguir fazer que você não saiba.



  • A procura de um sócio tem que ser com calma, seu negócio deve estar totalmente fundamentado, pois se não, você terá mais dificuldades que o normal para saber que características deve ter o sócio ideal.



  • Procure analisar a índole do seu sócio.


Até o Próximo post, um abraço!