quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Planejamento Financeiro Pessoal

Esse livro eu quis compartilhar só para evitar que vocês caiam no mesmo erro que eu.

Os dois primeiros capítulos são bons, mas a partir do terceiro capítulo o livro se torna um manual sobre o produto que eles desenvolveram para controlar finanças pessoais.

Para quem está iniciando talvez ajude um pouco, mas para quem já usa o Excel, que atende muito bem as necessidades de controle pessoal, esse livro é muito mais um merchandising ou um manual de instruções do que um livro de controle de finanças pessoais.


Abraços!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Parabéns a todos os cirurgiões empresariais!

Na semana passada tivemos o dia do administrador, dia 09 de setembro, um dia muito especial para todos nós da profissão. Então, não poderia deixar de parabenizar e ressaltar a importância desses profissionais no mercado. Veja minha singela homenagem no texto que escrevi para o site dos administradores.com.


Receba todo conteúdo sobre o mundo do empreendedorismo: http://eepurl.com/SGncP

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Rotina na SOUL - Parte I

A rotina na Blastampa era bem corrida, não tinha muito tempo para planejamento. Mesmo assim comecei a perceber que o setor de produção gráfica para outras empresas não era um negócio muito rentável enquanto você é um intermediador. Principalmente, quando você está tentando entrar no mercado e escolhe a estratégia de cobertura de preços.

Para aumentar o faturamento comecei a entrar na área de internet e vender serviços de gestão de mídias sociais.Tudo para pequenas empresas. Sempre quis trazer acesso a serviços de qualidade para pequenas empresas visando melhorar suas estratégias comerciais, mas com o tempo percebi que eles não estavam dispostos a pagar para ter resultados a longo prazo. Nunca recebia um valor digno pelo trabalho e para conseguir bons rendimentos teria que trabalhar muito, ou seja, estava em um beco sem saída.

Então comecei a abrir caminhos mais difíceis. Como não tinha problemas com as vendas, estava sempre aumentando meu leque de produtos e serviços, mas como eu fazia tudo sozinho, minha operação e organização eram muito debilitadas.

Foi aí que comecei a pensar em parcerias. Primeiro foi a de um rapaz que era programador, DJ e montou uma rádio online que tinha uma quantidade de acessos consideráveis. Começamos com parcerias em divulgação, mas logo ela foi crescendo, então incorporei a venda de anúncios para a rádio, carro de som e a venda de sites em meu portfólio.

Depois dessa parceria vi que precisava de um design que ficasse exclusivo, então chamei um amigo que estava se formando na SEVEN e ele topou, no início ele ganhava por serviço, era muito talentoso, mas pouco experiente e produtivo, mas nos entedíamos bem. Muitas vezes ele me trazia para realidade de nossa capacidade produtiva.

Eis que então surge a terceira pessoa. Era um colega da mesma rua, que tentava ser meu sócio desde a época da GriffdeRua. Como agora eu estava um pouco fragilizado acabei cedendo e ele começou com alguns testes, tudo paralelo ao serviço dele.

Minha equipe estava formada, mesmo que de forma muito amadora e inexperiente, começamos a ir para rua.

A ideia era, além de tudo que já fazíamos, juntar com o rapaz da rádio e desenvolver uma revista, e aí sim, depois da revista todos viraríamos sócios e tocaríamos o negócio, até porque a ideia da revista parecia muito lucrativa no começo.

Sabia que a empresa estava mal administrada e isso me tirou o sono muitas vezes, mas sempre minha afobação falava mais alto. Então, ia enfiando os pés pelas mãos. Eu tinha uma equipe com vários problemas, então não tínhamos muitos resultados, a não ser os que eu trazia. Além de todos os problemas tive que cuidar dos erros de criação e da falta de resultados do rapaz da minha rua.

Como estava totalmente inseguro, não tomava as decisões corretas, e achava que tinha uma equipe maravilhosa. Estava cego para o que estava acontecendo e levando todos para um caminho ruim.
Vamos acompanhar o desenrolar dessa história no próximo post.

Fiquem com Deus.

Cuidado ao chamar pessoas para sua equipe, esteja atento às habilidades e experiência dos seus funcionários ou sócios.

Procure pessoas que tenham habilidades complementares e intermedeie todas as discussões para encontrar sempre as melhores soluções


Não deixe a ansiedade tomar conta de você e superar seus instintos e o seu planejamento.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gestão Criativa

O livro Gestão Criativa foi escrito por dois professores da FAAP, Victor Mirshawka e Victor Mirshawka Júnior. O livro aborda assuntos para empreendedores que querem crescer empresarialmente melhorando seus sistemas de gestão através da criatividade e controle.

A abordagem do livro parece atingir um público que ainda está iniciando o negócio ou estão com certa dificuldade de gerenciamento.

São 8 capítulos onde eles falam desde o início  do empreendedorismo até como evitar grandes erros depois da empresa já consolidadas.


Além de citar algumas empresas que fizeram parte do livro ele fala de vários processos que o EC (empreendedor criativo), pode melhorar em sua empresa.